Exploração de uma situação-problema relacionada à Trigonometria em cursos de Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2082Palavras-chave:
Trigonometria, Introdução às Ciências Exatas, Formação do EngenheiroResumo
Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir da exploração de uma situação-problema, envolvendo conceitos de trigonometria, que foi desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. Os pesquisados foram 36 alunos de diferentes engenharias do Centro Universitário UNIVATES. A referida situação-problema é oriunda de um engenheiro colaborador da pesquisa e que atua há aproximadamente trinta anos na profissão. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo qualitativo, com aproximações de estudo de caso. As informações para a análise de dados foram obtidas por meio de relatórios escritos e gravações realizadas em sala de aula. Ao final da pesquisa, observou-se que a maioria dos estudantes conseguiu solucionar o problema usando as leis do seno e do cosseno, a fórmula de área de triângulo qualquer e aplicar o modelo de Heron. Os alunos afirmaram que é relevante a exploração de casos como o investigado, pois favorecerá a resolução de problemas futuros que enfrentarão em suas atividades profissionais.
Downloads
Referências
BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. 270 p.
BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.
CIOLA, A. C. L. Autonomia e estratégias de aprendizado. [S.l.]: Abrapa, 2011. Disponível em: http://www.abrapa.org.br/cd/pdfs/Ciola-AnaCarla.pdf. Acesso em: 25 jan. 2017.
GAIESKI, R. V. Trigonometria e Aplicações. Maringá, 2014. Disponível em: http://sites.uem.br/profmat/reges_gaieski.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. São Paulo, 1995. Disponível em: http://www.wejconsultoria.com.br/site/wp-content/uploads/2015/04/Introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-Pesquisa-qualitativa-e-suas-possibilidades.pdf. Acesso em: 25 jan. 2017.
MACHADO, F. M.; KIECKOW, F. Da universidade ao mercado de trabalho: Uma análise dos engenheiros dentro da empresa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., 2011, Blumenau. Anais… Disponível em: http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2011/sessoestec/art1776.pdf. Acesso em: 15 dez. 2016.
NASCIMENTO, A. F.; MENDES, S. C; PAULA, M. T. D. O erro na aprendizagem da matemática: a visão dos professores. In: XII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 12., 8., 2011. Anais… Universidade do Vale do Paraíba, 2011. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosINIC/INIC1388_01_A.pdf. Acesso em: 15 dez. 2016.
PORTELA, G. L. Abordagens teórico-metodológicas. Projeto de Pesquisa no ensino de Letras para o Curso de Formação de Professores da UEFS. Feira de Santana, 2004. Disponível em: http://www.paulorosa.docente.ufms.br/metodologia/AbordagensTeoricoMetodologicas_Portela.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.
REHFELDT, M. J. H.; HAUSCHILD, C. A.; QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M. AZAMBUJA, K. C. B. Uso de softwares, tabelas e planilhas nas práticas laborais de engenheiros. Dynamis, Blumenau: FURB, v. 21, n. 1, p. 31–43, 2015.
REHFELDT, M. J. H.; HAUSCHILD, C. A.; QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M. Investigando os conhecimentos prévios dos alunos de cálculo do Centro Universitário UNIVATES. Revista de Ensino de Engenharia, v. 31. n. 1, p. 24-30, 2012.
REHFELDT, M. J. H; QUARTIERI, M. T. Atividades matemáticas para os cursos de engenharias. Lajeado: Editora da Univates, 2015.
ROSA, N; GUZZO, S. M. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_mat_artigo_neiva_rosa.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.
SENES, S. Aplicações da trigonometria em nossa vida. 2008. Disponível em: http://aulasdematem.blogspot.com.br/2008/05/aplicaes-de-trigonometria-em-nossa-vida.html. Acesso em: 10 out. 2016.
SILVA, A. A.; RODRIGUES, M. R. R.; PEREIRA, L. B. D. Aprender com os erros: uma estratégia didática no ensino da matemática em geometria na segunda série do ensino médio. Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID11466_15082016171225.pdf. Acesso em: 10 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.