Um estudo sobre as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a formação acadêmica de futuros professores de Matemática

Autores

  • Josiane Aparecida Miranda Rafael Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-3162-5463
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
  • Marcos Pavani de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1278

Palavras-chave:

Permanência, Formação Docente, Licenciatura em Matemática, Programas de Assistência Estudantil

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada em um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais e tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos programas de assistência estudantil para a formação acadêmica, para a permanência e para a conclusão dos estudos dos licenciandos em Matemática da mencionada Instituição. A pesquisa de campo foi composta pela aplicação de questionários a 78 alunos regularmente matriculados no curso, durante o segundo semestre de 2013, analisados quantitativa e qualitativamente. A análise mostrou que 51% dos investigados estavam sendo contemplados por algum programa de bolsas ofertado pelo curso ou Instituição, que 82% dos acadêmicos pesquisados consideram que a atuação em programas remunerados contribui para a permanência dos estudantes no curso e, destes, 47% destacam a remuneração como uma das maiores contribuições dos programas para a continuidade dos estudos, uma vez que a mesma proporciona, além de outros benefícios, maior disponibilidade para se dedicarem ao curso e auxílio nas despesas. Foi possível estabelecer, a partir das respostas dadas pelos bolsistas, seis categorias de análise das contribuições dos programas de assistência do Campus Rio Pomba para a formação profissional dos futuros professores. Constatou-se que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) apresentou maior concentração de contribuições diversificadas para a formação docente, alcançando, assim, maior relevância por parte dos bolsistas analisados nessa pesquisa. Desta forma, neste trabalho, fica evidenciado que os programas remunerados contribuem para a permanência e para a formação acadêmica dos alunos e que suas contribuições vão bem além da perspectiva financeira.

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Biografia do Autor

  • Josiane Aparecida Miranda Rafael, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG) - Campus Rio Pomba (2013). Atualmente é aluna do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática e Física no IFSEMG e professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba.
  • Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Possui doutorado em Educação pela UFMG, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Puc Minas. Possui experiência em EJA e formação de professores.
  • Marcos Pavani de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Possui graduação em Matemática-licenciatura pela Universidade de Rio Verde (2004). Mestrado em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto - UNESP (2008) . Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN.

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Publicado

2016-11-09

Edição

Seção

Matemática nos Institutos Federais

Como Citar

RAFAEL, Josiane Aparecida Miranda; MIRANDA, Paula Reis de; CARVALHO, Marcos Pavani de. Um estudo sobre as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a formação acadêmica de futuros professores de Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 122–137, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1278. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1278.. Acesso em: 26 nov. 2024.

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