Material concreto nas aulas de Matemática: estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1290Palavras-chave:
Matemática, Ensino Fundamental, Aprendizagem, Material Concreto, Campo AditivoResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o uso do material concreto nas aulas de Matemática. Os resultados de avaliações, como a Prova Brasil, têm indicado baixo desempenho dos estudantes na aprendizagem de Matemática. Através da experiência docente, percebe-se que o uso de materiais de apoio nas aulas pode contribuir para a aprendizagem da Matemática. Este estudo teve como objetivo verificar se o uso do material concreto nas aulas de Matemática auxilia na aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma intervenção didática com oito alunos de uma turma de 2º ano, em uma escola estadual do município de Palmares do Sul. A escola está localizada na zona rural, onde o número de alunos por turma é pequeno. O trabalho consiste em uma pesquisa que gerou dados qualitativos e quantitativos. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, na qual foi gerado material para a análise durante o processo de intervenção didática. Como pressupostos teóricos, foram utilizadas as ideias sócio construtivistas de Piaget e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A partir da análise de dois testes realizados com os estudantes, antes e depois da intervenção didática, comprovamos a hipótese de que o material concreto pode auxiliar nas aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental.Downloads
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