Material concreto nas aulas de Matemática: estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marilei Dias de Souza Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS
  • Elisa Daminelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1290

Palavras-chave:

Matemática, Ensino Fundamental, Aprendizagem, Material Concreto, Campo Aditivo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o uso do material concreto nas aulas de Matemática. Os resultados de avaliações, como a Prova Brasil, têm indicado baixo desempenho dos estudantes na aprendizagem de Matemática. Através da experiência docente, percebe-se que o uso de materiais de apoio nas aulas pode contribuir para a aprendizagem da Matemática. Este estudo teve como objetivo verificar se o uso do material concreto nas aulas de Matemática auxilia na aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma intervenção didática com oito alunos de uma turma de 2º ano, em uma escola estadual do município de Palmares do Sul. A escola está localizada na zona rural, onde o número de alunos por turma é pequeno. O trabalho consiste em uma pesquisa que gerou dados qualitativos e quantitativos. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, na qual foi gerado material para a análise durante o processo de intervenção didática. Como pressupostos teóricos, foram utilizadas as ideias sócio construtivistas de Piaget e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A partir da análise de dois testes realizados com os estudantes, antes e depois da intervenção didática, comprovamos a hipótese de que o material concreto pode auxiliar nas aulas de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

  • Elisa Daminelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Osório, RS
    Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS. Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade Cenecista de Osório (2003) e Mestrado em Ensino de Matemática pela UFRGS (2011). Atualmente é servidor público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Matemática e na formação de professores.

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Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

Material concreto nas aulas de Matemática: estudo com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 87–97, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1290. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1290.. Acesso em: 5 out. 2024.

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