Evasão no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2219Palavras-chave:
Evasão, Evasão nas Licenciaturas, Licenciatura em MatemáticaResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o perfil socioeconômico dos alunos evadidos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul. Para a obtenção de resultados acerca da evasão, foi realizada uma pesquisa com os dados socioeconômicos de todos os alunos e dos evadidos, para assim ter-se conhecimento dos indicadores das taxas de evasão do curso. Os seguintes fatores foram analisados: idade, naturalidade, motivo de ingresso, reserva de vagas, se o aluno é trabalhador, tipo de trabalho, escolaridade e modalidade de ensino. Os resultados apontam que a idade, o exercício de atividade remunerada, o ingresso por acesso universal e a proveniência de escolas públicas são as principais características dos alunos evadidos.
Downloads
Referências
ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Trabalho e Estudo: Uma Conciliação Desafiante. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4., 2012, Parnaíba. Anais... Campina Grande: Realize, 2012. p. 5.
ADACHI, A. A. C. T. Evasão e Evadidos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
ALVARENGA, C. F.; SALES, A. P. Desafios do Ensino Superior para Estudantes de Escola Pública: um Estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1. p. 55-71, 2012.
BAGGI, C. A. dos S.; LOPES, D. A. Evasão e Avaliação Institucional no Ensino Superior: uma discussão bibliográfica. Revista Avaliação, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011.
BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. 2004. 203 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
BITTAR, M.; OLIVEIRA, A. B.; SANTOS, R. M.; BURIGATO, S. M. M. S. A evasão em um curso de matemática em 30 anos. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, 2012.
BRASIL. Casa Civil. Lei n. 8.112, de 11 de novembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Brasília, 1990.
CARVALHO, C.; OLIVEIRA, V. W. N. Evasão na Licenciatura: estudo de caso. Revista Trilhas da História, Três Lagoas, v. 3, n. 6, p. 97-112, 2014.
COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Relatório, 1996.
COSTA JUNIOR, W. S. Evasão em cursos gratuitos: uma análise de suas principais causas e identificação de perfil dos alunos evadidos no SENAC Sete Lagoas. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Faculdade Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2010.
CURY, H. N. Análise de Erros. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Brasília: SBEM, 2010. p. 5-7.
FLICK, U. Desenho da Pesquisa Qualitativa. Trad. COSTA, R. C. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GAIOSO, N. P. de L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
GUERRA, E. L. de A. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação, 2014. Disponível em: http://disciplinas.nucleoead.com.br/pdf/anima_tcc/gerais/manuais/manual_quali.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.
LIMA, E.; MACHADO, L. A evasão discente nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Educação Unisinos. São Leopoldo. v. 18, n. 2, p. 121-129, 2014.
MORAES, C. A. S; BOTELHO, T. M.; FONSECA, T. A.; ALMEIDA, D. O.; BASTOS, J. C. O Estudante do Ensino Superior: Identificando Categorias de Análise. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 13, n. 3, p. 205-218, 2011.
MOURA, D. H.; SILVA, M. S. A evasão no curso de Licenciatura em Geografia oferecido pelo CEFET-RN. HOLOS, Natal, v. 3, ano 23, p. 27-42, 2007.
PIRES, L. L. de A.; SOARES, C. A. O. Os cursos de formação de professores nos CEFET: a problemática evasão/repetência. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO: Infância, sociedade e cultura, 24., 2008, Goiás. Anais… Disponível em: revistas.jatai.ufg.br/index.php/acp/article/view/502/251.
POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à instituição. 2000. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
RUIZ, A. I; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf. Acesso em: 18 jul. 2017.
SANTOS, F. A. dos. Evasão discente no Ensino Superior: estudo de caso de um curso de Licenciatura em Matemática. 2008. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba Faculdade de Ciências Humanas, Piracicaba, 2012.
VELLOSO, J.; CARDOSO, C. B. Evasão na Educação Superior: alunos cotistas e não cotistas na Universidade de Brasília. 2008. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt11-4981-int.pdf. Acesso em: 18 jul. 2017.
VITELLI, R. F. Evasão em cursos de graduação: fatores intervenientes no Fenômeno. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 2., 2012, Medelin. Anais... Madrid: E. U. I. T. de Telecomunicacion, 2012. p. 49-60.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de acesso aberto: A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, bem como usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar autorização prévia da revista ou dos autores. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).