Evasão no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul

Autores

  • Gabriela Costa Bonato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Kelen Berra de Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2219

Palavras-chave:

Evasão, Evasão nas Licenciaturas, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o perfil socioeconômico dos alunos evadidos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul. Para a obtenção de resultados acerca da evasão, foi realizada uma pesquisa com os dados socioeconômicos de todos os alunos e dos evadidos, para assim ter-se conhecimento dos indicadores das taxas de evasão do curso. Os seguintes fatores foram analisados: idade, naturalidade, motivo de ingresso, reserva de vagas, se o aluno é trabalhador, tipo de trabalho, escolaridade e modalidade de ensino. Os resultados apontam que a idade, o exercício de atividade remunerada, o ingresso por acesso universal e a proveniência de escolas públicas são as principais características dos alunos evadidos.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Costa Bonato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
    Licencianda em Matemática
  • Kelen Berra de Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2003), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e atuando principalmente no seguinte temas: Formação de Professores, Ensino de Matemática e Matemática Inclusiva.

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Publicado

2017-07-22

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

Evasão no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 26–37, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id2219. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2219.. Acesso em: 10 out. 2024.

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