Evasão no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul

Autores

  • Gabriela Costa Bonato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Kelen Berra de Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2219

Palavras-chave:

Evasão, Evasão nas Licenciaturas, Licenciatura em Matemática

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o perfil socioeconômico dos alunos evadidos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul. Para a obtenção de resultados acerca da evasão, foi realizada uma pesquisa com os dados socioeconômicos de todos os alunos e dos evadidos, para assim ter-se conhecimento dos indicadores das taxas de evasão do curso. Os seguintes fatores foram analisados: idade, naturalidade, motivo de ingresso, reserva de vagas, se o aluno é trabalhador, tipo de trabalho, escolaridade e modalidade de ensino. Os resultados apontam que a idade, o exercício de atividade remunerada, o ingresso por acesso universal e a proveniência de escolas públicas são as principais características dos alunos evadidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Costa Bonato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

Licencianda em Matemática

Kelen Berra de Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2003), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e atuando principalmente no seguinte temas: Formação de Professores, Ensino de Matemática e Matemática Inclusiva.

Referências

ABRANTES, Nyedja Nara Furtado de. Trabalho e Estudo: Uma Conciliação Desafiante. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4., 2012, Parnaíba. Anais... Campina Grande: Realize, 2012. p. 5.

ADACHI, A. A. C. T. Evasão e Evadidos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

ALVARENGA, C. F.; SALES, A. P. Desafios do Ensino Superior para Estudantes de Escola Pública: um Estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1. p. 55-71, 2012.

BAGGI, C. A. dos S.; LOPES, D. A. Evasão e Avaliação Institucional no Ensino Superior: uma discussão bibliográfica. Revista Avaliação, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011.

BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no curso de Ciências Contábeis. 2004. 203 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

BITTAR, M.; OLIVEIRA, A. B.; SANTOS, R. M.; BURIGATO, S. M. M. S. A evasão em um curso de matemática em 30 anos. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, 2012.

BRASIL. Casa Civil. Lei n. 8.112, de 11 de novembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Brasília, 1990.

CARVALHO, C.; OLIVEIRA, V. W. N. Evasão na Licenciatura: estudo de caso. Revista Trilhas da História, Três Lagoas, v. 3, n. 6, p. 97-112, 2014.

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Relatório, 1996.

COSTA JUNIOR, W. S. Evasão em cursos gratuitos: uma análise de suas principais causas e identificação de perfil dos alunos evadidos no SENAC Sete Lagoas. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Faculdade Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2010.

CURY, H. N. Análise de Erros. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Brasília: SBEM, 2010. p. 5-7.

FLICK, U. Desenho da Pesquisa Qualitativa. Trad. COSTA, R. C. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAIOSO, N. P. de L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.

GUERRA, E. L. de A. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação, 2014. Disponível em: http://disciplinas.nucleoead.com.br/pdf/anima_tcc/gerais/manuais/manual_quali.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.

LIMA, E.; MACHADO, L. A evasão discente nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Educação Unisinos. São Leopoldo. v. 18, n. 2, p. 121-129, 2014.

MORAES, C. A. S; BOTELHO, T. M.; FONSECA, T. A.; ALMEIDA, D. O.; BASTOS, J. C. O Estudante do Ensino Superior: Identificando Categorias de Análise. Revista Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 13, n. 3, p. 205-218, 2011.

MOURA, D. H.; SILVA, M. S. A evasão no curso de Licenciatura em Geografia oferecido pelo CEFET-RN. HOLOS, Natal, v. 3, ano 23, p. 27-42, 2007.

PIRES, L. L. de A.; SOARES, C. A. O. Os cursos de formação de professores nos CEFET: a problemática evasão/repetência. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO: Infância, sociedade e cultura, 24., 2008, Goiás. Anais… Disponível em: revistas.jatai.ufg.br/index.php/acp/article/view/502/251.

POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à instituição. 2000. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

RUIZ, A. I; RAMOS, M. N.; HINGEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf. Acesso em: 18 jul. 2017.

SANTOS, F. A. dos. Evasão discente no Ensino Superior: estudo de caso de um curso de Licenciatura em Matemática. 2008. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba Faculdade de Ciências Humanas, Piracicaba, 2012.

VELLOSO, J.; CARDOSO, C. B. Evasão na Educação Superior: alunos cotistas e não cotistas na Universidade de Brasília. 2008. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt11-4981-int.pdf. Acesso em: 18 jul. 2017.

VITELLI, R. F. Evasão em cursos de graduação: fatores intervenientes no Fenômeno. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 2., 2012, Medelin. Anais... Madrid: E. U. I. T. de Telecomunicacion, 2012. p. 49-60.

Downloads

Publicado

2017-07-22

Como Citar

BONATO, G. C.; MELLO, K. B. de. Evasão no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 26–37, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id2219. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2219. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática