Uma solução definitiva para o problema do ponto mais visitado no plano e no espaço
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6840Palavras-chave:
ponto mais visitado, reticulados no plano, retângulo, paralelepípedo, análise combinatóriaResumo
Neste artigo, iremos resolver o problema do ponto mais visitado nos retângulos e nos paralelepípedos, sendo que, nos quadrados, o problema já se encontra resolvido em Santos e Castilho (2013). O problema consiste no seguinte: delimitado um retângulo no primeiro quadrante do plano cartesiano e com vértice inferior esquerdo na origem (0,0), procuramos o ponto de coordenadas inteiras pelo qual passam mais caminhos, cujas trajetórias são determinadas por passos de tamanho inteiro que são dados para cima ou para a direita, partindo da origem do sistema cartesiano e chegando no vértice superior direito (M,N) do retângulo. As conclusões que chegamos foram que o ponto mais visitado no retângulo M por N, com M>N, é o ponto (1,0); nos paralelepípedos M por N por P, com M>N>=P, o ponto mais visitado é o ponto (1,0,0); nos paralelepípedos regulares M por M por M, será o ponto (1,1,1) para M=2, e para M>2 serão os pontos (1,0,0), (0,1,0) e (0,0,1). Utilizamos, para os cálculos, as ferramentas básicas da Análise Combinatória e o Princípio de Indução.
Downloads
Referências
HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar: Combinatória / Probabilidade. v. 5, 8. ed. São Paulo: Atual, 2013.
SANTOS, José Plínio O.; MELLO, Margarida P.; MURARI, Idani T. C. Introdução à Análise Combinatória. 4. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
SANTOS, Rogério César dos; CASTILHO, José Eduardo. O problema do ponto mais visitado. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, v. 82, p. 50-52, 2013. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/82/11.html. Acesso em: 14 ago. 2023.
SANTOS, Rogério César dos; MELO, Antônio Luiz de. O problema do ponto mais visitado em retângulos e paralelepípedos: casos particulares e conjecturas. Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 11, p. 89-98, 2017. Disponível em: https://sistemas.fc.unesp.br/ojs/index.php/revistacqd/article/view/159. Acesso em: 14 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.