Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6467Palavras-chave:
Teorema de Stewart, GeoGebra, Tecnologias Digitais, História da Matemática, EnsinoResumo
Nas décadas finais do século XX e início do século XXI, têm sido de interesse educacional estudos para o estabelecimento de diálogos entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais. Neste trabalho, objetivamos apresentar um objeto de aprendizagem elaborado no GeoGebra para o estudo do Teorema de Stewart. Para um novo ponto de vista da demonstração do referido teorema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como fonte primária tratados antigos de matemática, com o intuito de promover o ensino de conteúdos da geometria euclidiana plana. São discutidas as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de representação e comunicação do conhecimento matemático, de visualização e de descoberta na verificação e exploração do Teorema de Stewart, materializada por informações históricas com o GeoGebra. A experiência do uso do objeto de aprendizagem permitiu a visualização de casos particulares como também possibilitou abordar outras situações geradas ao explorar o comportamento dos comprimentos dos segmentos em função da localização do ponto D na ceviana.
Downloads
Referências
ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. A reconstrução dos círculos de proporção no geogebra como uma atividade para a mobilização de conhecimentos matemáticos. Revista História da Matemática para Professores, v. 5, n. 1, p. 19-28, 2019. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/41. Acesso em: 9 jul. 2023.
ALVES, V. B. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153 f. Orientadora: Ana Carolina Costa Pereira. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://encurtador.com.br/inwyC. Acesso em: 8 ago. 2023.
BAKI, A.; GUVEN, B. Khayyam with Cabri: experiences of pre-service mathematics teachers with Khayyam’s solution of cubic equations in dynamic geometry environment. Teaching Mathematics and its Applications, v. 28, n. 1, p. 1-9, mar. 2009. DOI: https://doi.org/10.1093/teamat/hrp001.
CASTILLO, L. A.; GUTIÉRREZ, R. E.; SÁNCHEZ, I. C. O uso do comando sequência na Elaboração de Simuladores com o software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 106-119, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/2020.v9i3p106-119.
CASTILLO, L. A.; GONZÁLEZ, J. L. P. El uso de comandos y guiones en la elaboración de simuladores con GeoGebra. UNIÓN: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 14, n. 52, p. 250-262, 2018. Disponível em: http://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/358. Acesso em: 31 ago. 2023.
COELHO, I. M.; TEIXEIRA, L. S.; CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. Uma abordagem dinâmica do teorema de Viviani no GeoGebra. In: ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2022, Catalão. Anais [...]. Catalão: SBEM-GO, 2022.
DENNIS, D.; CONFREY, J. Drawing logarithmic curves with Geometer’s sketchpad: a method inspired by historical sources. In: KING, J. R.; SCHATTSCHNEIDER, D. (org.). Geometry turned on! Washington: MAA, 1997. p. 147-156.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
GONZÁLEZ, J. L. P. GeoGebra en diferentes escenarios de actuación. Revista Electrónica Conocimiento Libre y Licenciamiento (CLIC), Mérida, a. 7, n. 14, p. 9-23, 2016. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/8694/1/CLIC_Prieto2016.pdf. Acesso em: 9 jul. 2023.
HAŠEK, R.; ZAHRADNÍK, J. Study of historical geometric problems by means of CAS and DGS. International Journal for Technology in Mathematics Education, v. 22, n. 2, p. 53-58, 2015. Disponível em: https://go.gale.com/ps/i.do?p=AONE&u=googlescholar&id=GALE|A436543490&v=2.1&it=r&sid=AONE&asid=01cb6c77. Acesso em: 10 jul. 2023.
ISODA, M. Inquiring mathematics with history and software. In: FAUVEL, J.; VAN MAANEN, J. (org.). History in Mathematics Education. New ICMI Study Series. [S.l.]: Springer, 2002. p. 351-358.
JANKVIST, U. T.; GERANIOU, E. “Whiteboxing” the Content of a Formal Mathematical Text in a Dynamic Geometry Environment. Digital Experiences in Mathematics Education, v. 7, n. 2, p. 222-246, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s40751-021-00088-6.
KALINKE, M. A.; DEROSSI, B.; JANEGITZ, L. E.; RIBEIRO, M. S. N. Tecnologias e educação matemática: um enfoque em lousas digitais e objetos de aprendizagem. In: KALINKE, M. A.; MOCROSKY, L. F. (org.). Educação Matemática: pesquisas e possibilidades. Curitiba: UTFPR, 2015.
KOPER, R. Combining re-usable learning resources to pedagogical purposeful units of learning. In: LITTLEJOHN, A. (org.) Reusing online resources: a sustainable approach to eLearning. London: Kogan Page, 2003. p. 1-8.
LABORDE, Colette. Cabri-geómetra o una nueva relación con la geometría. In: PUIG, L. (org.). Investigar y enseñar. Variedades de la educación matemática. Mexico: “Una empresa docente” e Grupo editorial iberoamérica, 1997. p. 33-48.
LOOMIS, E. S. The Pythagorean Proposition. Classics in Mathematics Education. [S. l.]: National Council of Teachers, 1968.
MEADOWS, Michelle; CANIGLIA, Joanne. That Was Then…This is Now: Utilizing the History of Mathematics and Dynamic Geometry Software. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 9, n. 2, p. 198-212, 2021. DOI: https://doi.org/10.46328/ijemst.1106.
MENDES, I. A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
MENDES, I. A. História para o ensino de matemática: fundamentos epistemológicos, métodos e práticas. Revista Cocar, n. 14, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5509. Acesso em: 9 jul. 2023.
PEREIRA, A. C. C. (org.) Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos. 1. ed., Fortaleza: EdUECE, 2022. Disponível em: https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2022/06/Ensino-de-matem%C3%A1tica_conversas-did%C3%A1ticas-a-partir-de-tratados-hist%C3%B3ricos.pdf. Acesso em: 9 jul. 2023.
PINHO, J. L. R.; MORETTI, M. T. O uso de Softwares de Geometria Dinâmica no estudo de Geometria Plana: potencialidades e limitações. Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 22, n. 5, p. 25-43, 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5870.
PONTES, L. M.; BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. A inserção de textos originais na disciplina de História da Matemática a partir de um problema do documento Sea Island Mathematical Manual. Revemop, Ouro Preto, v. 3, p. e202101, jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4671. Acesso em: 31 ago. 2023.
SÁENZ-LUDLOW, A. Iconicity and Diagrammatic Reasoning in Meaning-Making. In: PRESMEG, N.; RADFORD, L.; ROTH, W.-M.; KADUNZ, G. (org.). Signs of Signification. Switzerland: Springer Cham, 2018. p. 193-215. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-70287-2_11.
SÁNCHEZ, I. C.; CASTILLO, L. A. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 26, p. 214-226, 2022. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030.
SANTOS, M. E. K. L. Objetos e ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de matemática: um estudo de caso para o estágio supervisionado de docência. 2007. 103 f. Orientador: Luiz Henrique Amaral. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2007.
SILVA, F. H. B. da; BATISTA, A. N. de S. Aspectos matemáticos e materiais da fabricação do báculo de Petrus Ramus frente a concepção de licenciandos em Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 26, p. 165-180, 2022. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8031.
SILVA JUNIOR, F. M. da; SANTOS, A. Gomes dos; PEREIRA, A. C. C. Um primeiro olhar sobre A short Treatise of the Description of the Sector. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 26, p. 374–385, 2022. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8034.
SOUSA, G. C. de. Experiências com GeoGebra e seu papel na aliança entre HM, TDIC e IM. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 16, n. 37, p. 140–159, 2021. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p140-159.id310.
STEWART, M. Some general theorems of considerable use in the higher parts of mathematics. Sands, Edinburgh: W. Sands, A. Murray, and J. Cochran, 1746.
TEIXEIRA, L. S.; COELHO, I. M.; CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. A Exploração do Teorema de Stewart na Geometria Dinâmica com GeoGebra. In: ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2022, Catalão. Anais [...]. Catalão: SBEM-GO, 2022.
THOMSEN, M. Working with Euclid’s geometry in GeoGebra: experiencing embedded discourses. In: NORTVEDT, G. A.; BUCHHOLTZ, N. F.; FAUSKANGER, J.; HREINSDÓTTIR, F.; HÄHKIÖNIEMI, M.; JESSE, B. E.; KURVITS, J.; LILJEKVIST, Y.; MISFELDT, M.; NILSEN, M.; PÁLSDOTTIR, G.; PORTAANKOVA-KOIVISTO, P.; RADISIC, J.; WERNEBERG, A. (ed.). Bringing Nordic mathematics education into the future: Proceedings of Norma 20. The Ninth Nordic Conference on Mathematics Education, Oslo, n. 2020, p. 257-264, 2021. Disponível em: https://www.ucviden.dk/ws/portalfiles/portal/144566789/NORMA_20_preceedings.pdf. Acesso em: 9 jul. 2023.
THOMSEN, M.; JANKVIST, U. T.; CLARK, K. M. The interplay between history of Mathematics and Digital Technologies: a review. ZDM Mathematics Education, v. 54, p. 1631-1642, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-022-01368-0.
ZENGIN, Y. Incorporating the dynamic mathematics software GeoGebra into a history of mathematics course. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 49, n. 7, p. 1083-1098, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/0020739X.2018.1431850.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.