A Criptografia como motivação para a aprendizagem matemática

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DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i1id5890

Palavras-chave:

Criptografia, Matemática, Função

Resumo

A criptografia está presente no cotidiano e se constitui ferramenta essencial para conferir segurança e confidencialidade na transmissão e depósito de informações, tendo como base saberes e procedimentos matemáticos. Dessa forma, considera-se que é um tema com poder de contextualizar o processo de ensino e aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes para aprender conteúdos matemáticos. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar a utilização da criptografia como ferramenta para motivar a aprendizagem do conceito de função. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com estudantes do 9º ano de uma escola pública municipal. Os dados foram coletados por meio de questionários, de observação e análise das atividades realizadas pelos discentes. O uso da Sala Aula Invertida como metodologia de ensino, somada aos recursos digitais selecionados, contribuíram para a motivação dos estudantes para realizar as atividades, apresentando suas compreensões sobre o conceito de função. Destarte, espera-se que os resultados alcançados possam servir de estímulo para práticas de ensino mais contextualizadas e significativas.

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Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

SILVA, Ana Lourdes Moreno Rodrigues; PEROVANO, Ana Paula; SILVA, Fernando dos Santos. A Criptografia como motivação para a aprendizagem matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 9, n. 1, p. e2002, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i1id5890. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5890.. Acesso em: 23 nov. 2024.

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