A equação escalar conservativa: aplicações em fluxo de tráfego
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4162Palavras-chave:
Fluxo de Tráfego, Regularização de Dados Iniciais, Solução FracaResumo
Neste trabalho, a equação escalar conservativa é utilizada para a representação de um modelo de fluxo de tráfego veicular com a abertura de sinal após a luz verde em uma rodovia com dois diferentes campos de velocidades em função da densidade de veículos. Duas metodologias foram apresentadas, uma delas é derivada de uma equação algébrica e a outra, denominada regularização dos dados iniciais, consiste em tomar o limite das aproximações contínuas das condições iniciais uE(x,0) para obter a solução do problema, o que constitui a originalidade de nossa contribuição. A simulação realizada com os modelos adotados neste estudo mostrou que o fluxo de veículos durante o sinal aberto é mais intenso com o modelo quadrático.
Downloads
Referências
CUMINATO, J. A.; MENEGUETTE JUNIOR, M. Discretização de equações diferenciais parciais: técnicas de diferenças finitas. Rio de Janeiro: SBM, 2013.
FOX, R.W.; PRITCHARD, P. J.; MCDONALD, A. T. Introdução à mecânica dos fluidos. Trad. e revisão técnica: KOURY, Ricardo Koury; MACHADO, Luiz. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
GÓMES HERNÁNDEZ, E. Desarrollo de un Modelo de Simulación Vehicular para la Mejora en la Sincronización de Semáforos. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) ? Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica y Electrónica, Tonantzintla, Puebla, México, 2009.
GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. v. 3, 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
HABERMAN, R. Mathematical models: Mechanical vibrations, population dynamics and traffic flow. Philadelphia: SIAM, 1977.
LEVEQUE, R. J. Numerical methods for conservation laws. Lectures in Mathematics ETH Zurich. 2. ed. Basel: Birkhäuser, 1992.
WILLIAMSON, R. E.; CROWELL, R. H.; TROTTER, H. F. Cálculo de funções vetoriais. v. 2. Rio de Janeiro: LTC, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.