Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1275Palavras-chave:
Ladrilhamento, Polígonos Regulares, Teorema de KeplerResumo
Este trabalho apresenta uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano. Aliando a arte à Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo e agradável, construiu-se todas as possíveis possibilidades de ladrilhamento no plano com os polígonos regulares, respeitando os conceitos relacionados ao ladrilhamento e ao Teorema de Kepler. Em cada possibilidade, definiu-se o seu padrão, trabalhando com ângulos de polígonos regulares e, ao final, apresentou-se o teorema de Kepler. A atividade possibilitou a utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática, o que contribuiu para uma aprendizagem eficaz e agradável e, também, favoreceu a compreensão dos conceitos relacionados com a generalização das combinações dos polígonos no ladrilhamento no plano.
Downloads
Referências
BARBOSA, R. M. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 1993.
COELHO, André. Estudos dos polígonos por intermédio da pavimentação do plano. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Departamento de Matemática, 2014.
CRESCENTI, Eliane Portalone. Os professores de matemática e a geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, UFSCar, 2006.
DIAS, Cláudio Carlos. Desafio Geométrico: módulo 1. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba, 2010.
MURARI, Claudemir; SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do plano por polígonos regulares e visualização em caleidoscópios. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, Educação Matemática Cultura e Diversidade, Salvador, 2010. Disponível em: http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/artigos/MC/T12_MC1750.pdf. Acesso em: 26 set. 2015.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do plano: um estudo com professores de matemática e artes. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
SILVA, E. A.; LOURENÇO, M. L; MARTINS, L. C. J. Uma introdução à pavimentação arquimediana do plano. Boletim de Educação Matemática, ano 9, n. 10, p. 53-66, 1994.
VRECCHI, Rosângela Aparecida da Cunha. Das artes às embalagens: buscando caminhos para aprender Geometria. In: Secretaria da Educação. Governo do estado do Paraná. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uem_mat_artigo_rosangela_aparecida_da_cunha_vrecchi.pdf. Acesso em: 29 set. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.