Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3287Palabras clave:
Geogebra, Funções Quadráticas, InvestigaçãoResumen
Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles.
Descargas
Referencias
FERNANDES, V. M. J.; MARZAGÃO, A. V.; SANTOS, M. E. K. L. Professor tutor e as técnicas utilizadas para avaliação do aluno na modalidade EAD. Revista REnCiMa, v. 8, n. 5, p. 99-113, 2017.
INFORSATO A. P. Atividades Investigativas com Software de Geometria Dinâmica. In: XXI Congresso de iniciação científica da UNESP. São José do Rio preto, UNESP 2009.
LIMA, E. L. A Matemática do Ensino Médio. v. 1. 9. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2006. Coleção do Professor de Matemática.
MALTEMPI, M. V. Construcionismo: Um pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à educação matemática. v. 1. 1. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005, p. 264-282.
MOLINARI, J. R. A. Números Primos e a Criptografia RSA. Ponta Grossa, 2016. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
MORAN, J. M. Desafios na comunicação pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166.
PONTE, J. P. M.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
REHFELDT, M. J. H.; NEIDE, I. G.; BÖCKEL, W. J.; BROILO, A. P.; PISCHING, I; HEINEN, C. A.; KÖNIG, R. I. Modelagem matemática no Ensino Médio: uma possibilidade de aprendizagem a partir de contas de água. Revista REnCiMA, v. 9, n. 1, p. 103-121, 2018.
SEED. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares de Matemática para a educação básica. Curitiba, 2008.
VALENTE, J. A. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, ano l, n. 1, maio-jul., 1997.
VALENTE, J. A. A informática na educação: conformar ou transformar a escola. Perspectiva. Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 24, p. 41-49, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.