Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id1607

Palabras clave:

Tecnologias Digitais, Geometria Analítica, GeoGebra

Resumen

Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • André Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROFIS/UNIRIO).
  • Rosana da Preza Martins, Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), Rio de Janeiro, RJ
    Professora de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
  • Thaís Tenório, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ
    Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB).

Referencias

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1998.

COLPO, A. G.; BONOTO, D. L.; BERTA, D. M. M. M; SOARES, M. A. S.; CORSINI, M. G. S. Contribuições do GeoGebra no ensino-aprendizagem da Geometria Analítica. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. RELATO DE EXPERIÊNCIA, 10., 2009, Ijuí, Anais... Ijuí: URI, 2009. p. 3-8.

CORREIA, W. M. Aprendizagem significativa, explorando alguns conceitos de geometria analítica: pontos e retas. 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

DANTE, L. R. Matemática: contextos e aplicações. São Paulo: Ática, 2014.

FIALHO, E. S. C. Uma proposta de utilização do software GeoGebra para o ensino de Geometria Analítica. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIROT, N. Construindo poliedros e prismas com o apoio de softwares matemáticos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, v. 1, n. 2, p. 1-7, 2015.

GUEDES, P. C. C. Aplicação do software GeoGebra ao ensino da geometria analítica. 2013. 69 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 1998, Brasília. Anais... Brasília: RIBIE, 1998. p. 6-21.

LIMA, A. S.; SILVA, D. A.; DUARTE, R. C.; SOUZA, G. C. Atividades usando o software GeoGebra. In: ENCONTRO REGIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁLOGOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OUTROS SABERES, 3., 2011, Mossoró, Anais... Mossoró: UFRN, 2011. p. 8-9.

LÚCIO, J. T. Uso de TICs para o ensino de matemática um estudo com o software GeoGebra. 2013. 32 f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARINS, L. S. O uso do GeoGebra no ensino da geometria analítica: estudo da reta. 2013. 47 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

MELO, G. R.; REHFELDT, M. J. H. Explorando funções afins e quadráticas por meio do software KmPlot com alunos do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, v. 2, n. 1, p. 18-28, 2016.

NASCIMENTO, E. G. A. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de Geometria: reflexão da prática na escola. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 2012, Uruguai. Anais... Uruguai, 2012. p. 125-132.

PAIVA, M. Matemática. São Paulo: Moderna, 2013.

PAULA, T. O. O ensino de Geometria Analítica com o uso do GeoGebra. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.

REIS, F. S.; SANTOS, I. N. Usando tecnologias da informação e comunicação no ensino de geometria analítica plana: explorando os conceitos de feixe de retas paralelas e concorrentes. Revista da Educação Matemática da UFOP, Ouro Preto, v. 1, n. 1, p. 2-7, 2011.

RICHIT, A. Projetos em geometria analítica usando software de geometria dinâmica: repensando a formação inicial docente em Matemática. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado em educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Mínimo 2012 Matemática. Rio de Janeiro, 2011. 24 p.

SANTOS, R. S. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipulações no software Grafeq. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SANTOS, T. S.; SILVA, A. Q. O uso do software GeoGebra no ensino de geometria plana. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais... Canoas, 2013. p. 2-3.

SILVA, C. F. O ensino e a aprendizagem da matemática e o uso das novas tecnologias. FAZU em Revista, Uberaba, n. 6, p. 89-120, 2009.

SILVA, J. C. D.; PIETROPAOLO, R. C. Um estudo sobre as contribuições de Felix Klein para a introdução das transformações geométricas nos currículos prescritos de matemática do ensino fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v. 7, n. 14, p. 299-316, 2014.

TENÓRIO, A.; COSTA, Z. S. S.; TENÓRIO, T. Resolução de exercícios e problemas de função polinomial do 1º grau com e sem o GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 104-119, 2014.

TENÓRIO, A.; CORREIA, C. P.; TENÓRIO, T. O estudo de polígonos com o software Régua e Compasso Metal. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 127-154, 2015.

TENÓRIO, A.; TAVARES, M. A. O.; TENÓRIO, T. O emprego de jogos educativos digitais como recursos auxiliares para a aprendizagem de função polinomial do 1º grau. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, v. 2, n. 1, p. 29-45, 2016.

VALÉRIO, A. V.; SOUZA, L. R. Ensino da geometria analítica com o uso do software GeoGebra. Revista Eletrônica de Educação e Ciência, Avaré, v. 3, n. 1, p. 7-14, 2013.

VARGAS, L. G. Uso do software GeoGebra: uma proposta no ensino da Matemática. 2010. 42 f. Monografia (Especialização em Mídias Integradas na Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

VENTURINI, D. M. Geometria Analítica e GeoGebra: uma combinação perfeita na exploração de conceitos e propriedades. 2009. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2010.

Publicado

2017-07-22

Número

Sección

Ensino de Matemática

Cómo citar

TENÓRIO, André; MARTINS, Rosana da Preza; TENÓRIO, Thaís. Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 3, n. 1, p. 38–53, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id1607. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

41-50 de 113

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.