Construindo poliedros e prismas com o apoio de softwares matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1261Palabras clave:
Geometria, Material Concreto, TecnologiaResumen
Este artigo desenvolve uma proposta didática com alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Monte Alegre dos Campos-RS, tratando da aprendizagem do conceito de poliedros e prismas. Oportunizou-se ao aluno a construção tridimensional dos poliedros utilizando materiais concretos aliados a softwares matemáticos. Foram escolhidos os softwares de geometria denominados Poly (software desenvolvido pela Pedagoguery Software. Possui uma grande coleção de sólidos, platônicos e arquimedianos entre outros) e o software Uma Pletora de Poliedros (Bortolossi, 2008). Os resultados obtidos durante o processo de construção dos sólidos e os resultados diante de questionamentos indicam que houve contribuições aos alunos na compreensão da estrutura dos poliedros e nas características dos prismas.Descargas
Referencias
BORTOLOSSI, H. J. Uma Pletora de Poliedros. 2008. Disponível em: http://www.uff.br/cdme/pdp/. Acesso em: 06 nov. 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental, Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GRAVINA, Maria Alice. Os ambientes da geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/2545. Acesso em: 23 out. 2012.
GUDER, Deise. Estudando geometria de maneira mais significativa. Especialização, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/31588. Acesso em: 23 out. 2012.
NEVES, Regina da Silva Pina. Aprender e ensinar geometria: um desafio permanente. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar-Gestar II. Matemática: TP3: matemática nas formas geométricas e na ecologia. p. 55-63, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
SANTOS, Ricardo de Souza. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipulações no software Grafeq. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/15880. Acesso em: 11 set. 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.