Construindo poliedros e prismas com o apoio de softwares matemáticos

Autores

  • Naira Girotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1261

Palavras-chave:

Geometria, Material Concreto, Tecnologia

Resumo

Este artigo desenvolve uma proposta didática com alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Monte Alegre dos Campos-RS, tratando da aprendizagem do conceito de poliedros e prismas. Oportunizou-se ao aluno a construção tridimensional dos poliedros utilizando materiais concretos aliados a softwares matemáticos. Foram escolhidos os softwares de geometria denominados Poly (software desenvolvido pela Pedagoguery Software. Possui uma grande coleção de sólidos, platônicos e arquimedianos entre outros) e o software Uma Pletora de Poliedros (Bortolossi, 2008). Os resultados obtidos durante o processo de construção dos sólidos e os resultados diante de questionamentos indicam que houve contribuições aos alunos na compreensão da estrutura dos poliedros e nas características dos prismas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Naira Girotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
    Sou professora na EEEF Olegário Mariano do município de Porto Alegre – RS. Possuo graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) em 2007 e Especialização em professores de matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 2009. Atualmente curso o mestrado profissionalizante em Ensino de Matemática (UFRGS).

     

Referências

BECKER, Marcelo. Uma alternativa para o ensino de geometria: visualização geométrica e representações de sólidos no plano. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/17161. Acesso em: 11 set. 2012.

BORTOLOSSI, H. J. Uma Pletora de Poliedros. 2008. Disponível em: http://www.uff.br/cdme/pdp/. Acesso em: 06 nov. 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental, Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GRAVINA, Maria Alice. Os ambientes da geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/2545. Acesso em: 23 out. 2012.

GUDER, Deise. Estudando geometria de maneira mais significativa. Especialização, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/31588. Acesso em: 23 out. 2012.

NEVES, Regina da Silva Pina. Aprender e ensinar geometria: um desafio permanente. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar-Gestar II. Matemática: TP3: matemática nas formas geométricas e na ecologia. p. 55-63, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.

SANTOS, Ricardo de Souza. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de geometria analítica: manipulações no software Grafeq. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/15880. Acesso em: 11 set. 2012.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Construindo poliedros e prismas com o apoio de softwares matemáticos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 143–149, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1261. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1261.. Acesso em: 28 set. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 194

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.