v. 5 n. 2 (2019)

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Publicado: 2019-07-01

Editorial

  • Apresentação

    Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Rodrigo Sychocki da Silva, Glauciane Klein Burgiert Padilha
    01-09
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3514
  • Equipe Editorial e Avaliadores Ad hoc

    Greice da Silva Lorenzzetti Andreis
    10-14
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3515

Ensino de Matemática

  • O Jogo de Xadrez como ferramenta de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental

    Wilson Leandro Krummenauer, Carlos Roberto Staub Junior, Michelle Brito Cunha
    72-81
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3294
  • Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas

    Glaucia Maria Bressan, Elenice Weber Stiegelmeier
    82-95
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3322
  • O Ensino da Matemática, a aprendizagem e o fracasso escolar: uma análise dessas relações no Ensino Médio Integrado de uma instituição da rede federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

    Rúbia Emmel, Paola de Costa
    96-107
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3356
  • Experimentação do origami no ensino da geometria

    Charlene de Farias Dias, Guilherme Cañete Vebber, Juliana Fronza
    108-122
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3392
  • Visor de Paralaxe

    Laerte Bemm, Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, Wagner Szpak
    123-142
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3393

Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos

  • Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra

    José Robyson Aggio Molinari, Lidiane Aparecida dos Santos, Franciéle Maria de Souza Retslaff
    15-28
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3287
  • Desenvolvimento de um MOOC para o ensino de Educação Financeira Escolar

    Alana Blum Saraiva Nunes, Maurício Covolan Rosito
    29-42
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3303
  • Estudo do ensaio de tração do aço LN-28 por meio da Modelagem Matemática: uma experiência com alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica

    João Cândido Moraes Neves, Juliano Cantarelli Toniolo, Anselmo Antunes Turiel, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis
    43-55
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3355
  • Construindo caminhos e materiais para o ensino de elementos de Estatística Descritiva a um estudante cego

    Rayane da Silva Dias, Joseph Costa Moreira, Marcos Barros de Paula, Paula Reis de Miranda
    56-71
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3406

Matemática Pura e/ou Aplicada

  • Equações Diferenciais como Modelos Matemáticos de Dinâmicas Populacionais: um estudo voltado ao município de Santa Rosa/RS

    Jonatan Ismael Eisermann, Gilberto Carlos Thomas
    143-157
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3324
  • Geometria no conjunto das matrizes

    Laerte Bemm, Douglas Monteiro Caetano
    158-176
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3351
  • Decodificação de máxima verossimilhança para códigos de bloco lineares: probabilidades de erro do código de repetição e do código de Hamming

    Jorge Kysnney Santos Kamassury, Israel Félix de Moura Tôrres, Wandesson Gomes Duarte
    177-191
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3371
  • Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira

    Rafael Zanovelo Perin, Jamerson Fiorentin, Sandra Denise Stroschein, Marcus Andre Kurtz Almanca
    192-208
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3376
  • Estimador de Kaplan-Meier na avaliação do tempo de conclusão do Profmat/UFSJ

    Roberta Cristina Ferreira Arvelos, Carla Regina Guimarães Brighenti
    209-224
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3384
  • Modelagem populacional utilizando regressões com Solver: aplicação para Petrópolis/RJ

    Eliane Santos de Souza Coutinho
    225-240
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3396
  • Comparações entre os conjuntos de soluções de Carathéodory e de Sentis

    Iguer Luis Domini dos Santos
    241-253
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3404