Estimador de Kaplan-Meier na avaliação do tempo de conclusão do Profmat/UFSJ

  • Roberta Cristina Ferreira Arvelos Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, São João del-Rei, MG http://orcid.org/0000-0002-6823-9822
  • Carla Regina Guimarães Brighenti Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, São João del-Rei, MG http://orcid.org/0000-0002-7822-3744
Palavras-chave: Profmat/UFSJ, Análise de Sobrevivêcia, Técnicas Não-paramétricas, Kaplan-Meier, Log-Rank

Resumo

A presença de dados incompletos ou censuras no conjunto de dados requer técnicas estatísticas especializadas para acomodar a informação contida nessas observações, tais como a Análise de Sobrevivência. O objetivo deste estudo é a análise dos dados referentes ao tempo de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Matemática - Profmat/UFSJ. Foram realizados levantamentos quantitativos para registros das datas de conclusão de curso dos discentes entre os anos de 2011 e 2018. Realizou-se inicialmente uma análise estatística descritiva apresentando a relação de matriculados e desligados, estatísticas do tempo médio de conclusão em função do ano e do Exame Nacional de Qualificação (ENQ) de aprovação, sendo o evento de interesse o tempo até a defesa do TCC.  Utilizou-se a Análise de Sobrevivência com a aplicação de técnicas não-paramétricas de Kaplan-Meier e teste Log Rank com o intuito de comparar a data de ingresso no curso e aprovação no ENQ com a data de defesa do TCC pelo discente. Verificou-se que 81,76% não concluem o curso no tempo regular de 24 meses. Desconsiderando as censuras, que correspondem a discentes desligados ou evadidos, o tempo médio foi de 798 dias. Contabilizando as mesmas, este valor aumenta para 1232 dias. Ao comparar as curvas pelo teste de Log-Rank,  obtém-se diferença significativa entre o tempo de conclusão para discentes com aprovação na primeira aplicação do ENQ e na segunda, sendo superior para esses últimos.

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Publicado
2019-07-01
Seção
Matemática Pura e/ou Aplicada