O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3226Keywords:
Práticas pedagógicas bem sucedidas, Ensino e aprendizagem de Matemática, Ensino Médio IntegradoAbstract
Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. Por meio da análise, procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem sucedida e qual o significado desse termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve essas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Já os alunos entrevistados consideram a professora como uma boa profissional, que se mostra realmente preocupada com a aprendizagem dos estudantes, sendo acessível e comunicativa, estabelecendo uma relação de dialogicidade com a turma, sem deixar de ser bastante exigente no desenvolvimento das atividades. Ainda, demonstra ter muito conhecimento na área, inspirando confiança no seu trabalho. Observa-se também que os alunos valorizam a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma Instituição Federal, gratuita e, segundo os próprios, de boa qualidade.Downloads
References
BERTICELLI, D. D. Práticas bem sucedidas de Matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2012. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012.
CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1992.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Revista Paidéia, Ribeirão Preto, v. 14, n. 28, p. 139-152, maio 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200004. Acesso em: 23 ago. 2017.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCIA, V. C. V. Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é Matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende? Revista Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 176-184, maio/ago. 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5516. Acesso em: 6 abr. 2018.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LINS, E. C. Ensino Médio: a dualidade histórica e a legislação educacional brasileira do século XX. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 7, 2006, Campinas. Seminário... Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS/E/Edison%20Cardoso%20Lins.pdf. Acesso em: 9 abr. 2018.
MANZINI, E. J. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, Maringá, v. 4, n. 2, p. 149-171, maio/ago. 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/18577/10219. Acesso em: 25 ago. 2017.
MENDES, M. C. J. Professoras bem sucedidas: saberes e práticas significativas. In: 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31, 2008, Caxambu. Seminário... Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT04-4632--Int.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.
MOREIRA, M. A. ¿Al final, qué es aprendizaje significativo? Revista Qurriculum, La Laguna, n. 25, p. 29-56, mar. 2012.
RAMOS, T. C. A Importância da Matemática na vida cotidiana dos alunos do Ensino Fundamental II. Cairu em Revista, Salvador, ano 6, n. 9, p. 201-218, jan/fev. 2017. Disponível em: http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/20171/11_IMPORTANCIA_MATEMATICA.pdf. Acesso em: 18 jan. 2018.
RIOS, T. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: Veiga, Ilma P. A. (Org.) Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p. 73-93.
RIOS, T. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SISLA, H. C.; SOUZA, A. P. G. de. Práticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professoras. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 11, n. 2, p. 521-539, jun./ago. 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1730/611. Acesso em: 18 jan. 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VERDUM, P. Prática Pedagógica: o que é? O que envolve? Revista Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 91-105, jul. 2013. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/14376. Acesso em: 15 set. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.