Os desafios e as possibilidades de trabalho com as TIC no ensino da Matemática em escolas públicas da Zona da Mata Mineira
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2662Keywords:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação de Professores de Matemática, Escolas PúblicasAbstract
Neste trabalho investigou-se as possibilidades e condições necessárias para que os professores de Matemática possam trabalhar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas da Zona da Mata Mineira. São sujeitos da pesquisa os professores de Matemática das escolas públicas estaduais e municipais das cidades de Ubá, Tocantins e Visconde do Rio Branco, todas situadas na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Para esses sujeitos foi então aplicado um questionário semiestruturado com a finalidade de obter informações a respeito da presença e utilização das TIC no ensino de Matemática. Após a pesquisa e a análise dos dados concluiu-se que para se trabalhar com as TIC nas aulas de Matemática, não basta que as escolas tenham um laboratório e equipamentos e esse ambiente não é suficiente para um trabalho efetivo e permanente dos docentes. São apontadas questões financeiras, burocráticas e de formação docente que precisam ser vistas com certa urgência para a efetivação do uso das tecnologias na prática docente, bem como são apresentados diferentes modos de seu uso ou não uso na construção de significados e no desenvolvimento de novas aprendizagens matemáticas.
Downloads
References
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/site/inicio. Acesso em: jun. 2018.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2000.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2003.
SANTOS, Marcos Pereira dos. Recursos Didático-Pedagógicos na Educação Matemática Escolas – Uma abordagem teórico-prática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.