Transformações Geométricas no plano: uma abordagem híbrida das metodologias Rotação por Estações e Gamificação para o Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id7064

Palavras-chave:

transformações geométricas, metodologias ativas, ensino híbrido, rotação por estações, gamificação

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma abordagem didática inovadora, unindo as oportunidades proporcionadas pela metodologia de Gamificação ao Ensino Híbrido, especificamente na categoria de Rotações por Estações. O objetivo central é promover uma compreensão mais efetiva do conceito de transformação geométrica, visando aprimorar o ensino desse conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental. Destaca-se a relevância de incorporar atividades lúdicas no processo de aprendizagem, as quais, longe de comprometer os métodos tradicionais, acrescentam um valor significativo ao ensino. A pesquisa visa dinamizar o processo educacional, estimulando a autonomia dos alunos e incentivando-os a assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Para alcançar esses objetivos, foi desenvolvida e implementada uma sequência didática em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental no Centro Educacional Araújo, localizado em São Pedro da Aldeia/RJ. Adotando uma abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica, a coleta de dados envolveu a observação dos pesquisadores, a análise das atividades de registro e a aplicação de um questionário de autoavaliação. Ao concluir a pesquisa, verificou-se que as metodologias empregadas não apenas promoveram o engajamento desejado, mas também resultaram em efeitos significativos na aprendizagem. Assim, acredita-se que o conjunto de atividades proposto possa contribuir positivamente para a prática docente de outros profissionais e professores interessados em sua aplicação, seja de forma integral ou parcial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

AGUIAR, Igor Pereira. O uso de técnicas de Gamificação como auxílio a resolução de problemas no campo da análise combinatória. Orientador: Luciano Ferreira Silva. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/333. Acesso em: 21 nov. 2024.

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. ISBN 978-85-8429-116-8.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Terceira versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 14 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 14 ago. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.

DELMONDI, Natalia; PAZUCH, Vinícius. Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 99, n. 253, p. 659-686, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.38616.

ESQUIVEL, Hugo Carlos da Rosa. Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no Ensino Fundamental. Orientador: Douglas Monsôres de Melo Santos. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/2552/2/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

FERREIRA, Ronaldo Martins. Transformações Geométricas por meio do software GeoGebra. Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Goiás. Jataí, GO, 2020. Dispoível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1208/o/Disserta__o_Ronaldo___Edi__o_%2821%29.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

FERRONATO, Julieta. Gamificação como uma estratégia de aprendizado: construções geométricas utilizando o aplicativo Euclidea. Orientadora: Rosane Rossato Binotto. 2021. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Chapecó, SC, 2021. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/4679/1/FERRONATO.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

GUIMARÃES, Débora Sudatti. Cenários para investigação matemática no Ensino Fundamental: uma experiência com ensino híbrido na modalidade rotação por estações. Orientadora: Sônia Maria da Silva Junqueira. 2019. 213 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, 2019. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/4751/1/DIS%20Debora%20Guimraes%202019.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 312 p. ISBN 9788522447626.

MUTTI, Joefson Santos. Gamificação no ensino de Matemática: uma revisão de literatura e uma intervenção por meio de oficinas no ensino médio no município de Monte Santo - BA. Orientador: Alexandre Ramalho Silva. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, BA, 2023. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/profmat/joefson_santos_mutti_turma_2021.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

SILVA, Danielle Angélica da Luz e. O ensino híbrido como metodologia do ensino na matemática - geometria espacial - pirâmides regulares. Orientador: Thiago Fontes Santos. 2018. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2018. Disponível em: https://monog.ufop.br/server/api/core/bitstreams/5aac0661-84b3-417e-9199-9731177a1a4c/content. Acesso em: 20 nov. 2024.

SILVA, Edson Henrique da. Gamificação no ensino de matemática: um estudo de caso. Orientadora: Erica Boizan Batista. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE, 2021. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=6234&id2=171053977. Acesso em: 21 nov. 2024.

SOUZA, Pâmella de Alvarenga. Uma proposta didática para o estudo de progressões por meio dos fractais: rotação por estações. Orientador: Oscar Alfredo Paz La Torre. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019. Disponível em: https://uenf.br/posgraduacao/matematica/wp-content/uploads/sites/14/2020/02/170460074_PAMELLA_DE_ALVARENGA_SOUZA.pdf. Acesso em: 20 nov. 2024.

VERONESE, Daniela Jéssica; SILVA, Fernanda Levandoski; ZANOELLO, Simone Fátima. Ensino de Geometria: uma proposta desenvolvida pelo PIBID. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2015, Chiapas, México. Anais [...]. Chiapas: CIAEM-IACME, 2015. p. 1-11.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

AMARAL, Paulo Victor da Silveira; BARBOSA, Nelson Machado. Transformações Geométricas no plano: uma abordagem híbrida das metodologias Rotação por Estações e Gamificação para o Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 10, n. 2, p. e2003, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i2id7064. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/7064.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

21-30 de 297

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.