Influências e desdobramentos da monitoria acadêmica em disciplinas de Matemática em uma universidade federal: um olhar para as percepções dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6816Palavras-chave:
monitoria acadêmica, cálculo diferencial I, matemática, educação matemáticaResumo
Este artigo tem por objetivo compreender a influência e os desdobramentos da monitoria acadêmica na relação entre graduandos e a Matemática em uma universidade federal. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com abordagem de pesquisa mista. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado com quarenta e um discentes matriculados em duas turmas das disciplinas de Cálculo I e Matemática, ofertadas para os cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Biotecnologia no segundo semestre de 2019. Ao buscar o entendimento acerca da relação discente-disciplina, verificou-se que a maioria dos estudantes não participa com frequência das monitorias, nem busca o auxílio do professor fora da sala de aula. Ademais, ainda que estabeleçam boas relações com os monitores e os professores, não há apropriação do conteúdo matemático, que se torna um obstáculo na fase de transição entre o Ensino Médio e o Superior. Considera-se, assim, que há necessidade de conscientização dos discentes para que participem mais ativamente das monitorias e informem suas demandas à universidade, bem como dos docentes e da universidade quanto à importância da monitoria, para que além de aumentar a oferta, sejam disponibilizados horários mais flexíveis. Em outro aspecto, observa-se que o contato com a monitoria possibilita que o monitor e o docente realizem um diagnóstico das dificuldades, buscando novas estratégias e metodologias de ensino. Esperamos que o presente estudo favoreça a compreensão da temática de monitorias acadêmicas voltadas para disciplinas de Matemática.
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