v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO

					Visualizar v. 2 n. 1 (2013): LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO

Dossiê: Linguagens e Humanidades em Educação

Entre os desafios da educação brasileira, na atualidade, tem-se evidenciado uma preocupação eminente em preparar estudantes para atuarem no mundo do trabalho. Dentro de uma trajetória de história de educação profissional, que perpassa desde a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, dos Liceus Industriais, das Escolas Industriais e Técnicas e dos Centros Federais de Educação Tecnológica, vive-se, nos dias de hoje, a implementação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET). Esta nova faceta do campo educacional traz consigo novas questões e debates, e, consequentemente, a necessidade de posicionamento frente a novos e antigos desafios no âmbito das políticas e práticas referentes tanto à formação profissional em sentido estrito quanto à formação em sentido amplo dos alunos jovens e adultos dos IFET. Neste sentido, este terceiro número da revista #Tear tem como propósito constituir-se em espaço de divulgação de contribuições científicas originais que propiciem um diálogo mutuamente enriquecedor entre as áreas curriculares das Linguagens e das Humanidades no quadro deste novo contexto formativo. Tais contribuições constituem-se de artigos referenciados em pesquisas empíricas relacionadas à temática, bem como estudos de natureza teórica ou reflexões sobre práticas vivenciadas no cotidiano do trabalho escolar e acadêmico.

Profa. Dra. Cláudia Estima (IFRS)
Prof. Dr. Flávio Anício Andrade (UFRRJ)
Organizadores

Dossier: Languages and Humanities in Education

Among today Brazilian educational challenges, there is an eminent concerning in preparing students for the working world. Continuing the trajectory of vocational education history, including the creation of the Schools of Apprentice Artificers, the Industrial Lyceums, the Industrial and Technical Schools and the Federal Centres of Technological Education, there is the implementation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFET) nowadays. This new image of the educational field brings on new questions and discussions, and, as a consequence, the necessity of positioning in the face of old and new challenges about politics and practices in vocational education in a broader and a narrower sense in education for teenager adult students at IFET. Towards this, the third #Tear journal issue intends to open possibilities for the diffusion of original scientific contributions in dialogue with Language and Humanities areas and according to this educational context. The contributions are compounds of paper based on empirical research related to the theme, as well as studies of theoretical nature or reflections on practices experienced in the daily routine of school and academic work.

Prof. Dr. Cláudia Estima (IFRS)
Prof. Dr. Flávio Anício Andrade (UFRRJ)
Organizers

Dossier: Lenguas y Humanidades en la Educación

Entre los desafíos de la educación brasileña, en la actualidad, se ha evidenciado una preocupación eminente en preparar estudiantes para que actúen en el mundo del trabajo. Dentro de una trayectoria de historia de educación profesional, que pasa desde las Escuelas de Aprendizajes Artífices, de los Liceos Industriales, de las Escuelas Industriales y Técnicas y de los Centros Federales de Educación Tecnológica, se vive, en los días de hoy, la implementación de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IFET). Esta nueva faceta del campo educacional trae consigo nuevas cuestiones y debates, y, consecuentemente, la necesidad de posicionamiento frente a nuevos y antiguos desafíos en el ámbito de las políticas y prácticas referentes tanto a la formación profesional en sentido estricto cuanto a la formación en sentido amplio de los alumnos jóvenes y adultos de los IFET. En este sentido, este tercer número de la revista #Tear tiene como propósito constituirse en espacio de divulgación de contribuciones científicas originales que propicien un diálogo mutuamente enriquecedor entre las áreas curriculares de los Lenguajes y de las Humanidades en el cuadro de este nuevo contexto formativo. Tales contribuciones se hace en la forma de artículos referenciados en pesquisas empíricas relacionadas a esa temática, así como en la forma de estudios de naturaleza teórica o que represente un esfuerzo de reflexión de prácticas vivenciadas en el cotidiano del trabajo de la escola y academia.

Prof. Dr. Cláudia Estima (IFRS)
Prof. Dr. Flávio Anício Andrade (UFRRJ)
Organizadores

Publicado: 2013-07-24

Espaço Plural