A efetividade do direito à educação nas políticas públicas do Governo Petista: uma análise dos IFs e a implementação do ensino de Sociologia

Autores

  • Cláudio Antônio Cardoso Leite Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas
  • Deise Bruna Massena Leite FACED-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1781

Resumo

Resumo: Este artigo visa discutir em que medida duas ações políticas do Governo Petista na área da educação representam uma ruptura com a perspectiva adotada pelo Governo de FHC, já que aquele governo se vangloria de realizar duas ações positivas que o governo anterior não concretizou: a implementação do ensino de Sociologia no ensino médio e a reestruturação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da Lei nº 11.892/2008, que criou os IFs – Institutos Federais. Através de pesquisas bibliográficas e de levantamentos históricos, da Rede Federal de Educação Profissional e do Ensino da disciplina de Sociologia no Brasil, conjugados com pesquisa empírica, concluiu-se que apesar dos avanços promovidos pelo governo petista na educação, essas ações ainda não estão consolidadas. De modo que se evidencia a insipidez do direito à educação como direito fundamental social.

Palavras-chave: Direito à educação. Ensino de Sociologia. Institutos Federais.

 

GOVERNMENT’S PUBLIC POLICIES: AN ANALYSIS OF THE IFs AND THE IMPLEMENTATION OF SOCIOLOGY TEACHING

Abstract: This article aim discuts how far has two actions of Petista Goverment in educational área represents a break with the line of reasoning used by FHC Goverment, since that goverment boast to make two positives actions that the later goverment did not acomplish: implementation of teaching of sociology at secondary school and the estructuration and expansion of technological, scientific, vocational education federal institutional network by Lei nº 11.892/2008, that criated the IFs - Federal Institutes. Thru bibliographic  researches and historical surveyings, of estructuration and expansion of technological, scientific, vocational education federal institutional network and of teaching of sociology in Brasil, conjugated with empirical researches, was concluded that in spite of improvements made by Petista Goverment in educational área, both actions are not consolidated. Thus, we evidence the inefficiency of the educational laws as fundamental rights.

Keywords: Educational law. Sociology teaching, Federal Institutes.

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Biografia do Autor

Cláudio Antônio Cardoso Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas

Mestre em Sociologia (UFMG), bacharel e licenciado em Ciências Sociais (UFMG) e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Canoas.

Deise Bruna Massena Leite, FACED-UFRGS

Graduanda em Pedagogia pela FACED-UFRGS

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Publicado

2013-07-20

Como Citar

LEITE, C. A. C.; LEITE, D. B. M. A efetividade do direito à educação nas políticas públicas do Governo Petista: uma análise dos IFs e a implementação do ensino de Sociologia. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n1.a1781. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1781. Acesso em: 13 jul. 2024.