Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1789Resumo
Resumo: Este trabalho investiga o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica, tomando como estudo de caso a leitura no Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, são utilizados dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro, em 2011, sobre a leitura no Brasil e obtidos por meio de pesquisa realizada em 2012 pelo projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS). Como resultado, são analisadas relações entre leitura, tecnologias e educação, bem como desafios existentes no Brasil contemporâneo com relação à formação de leitores.
Palavras-chave: Leitura. Tecnologias. Educação. Formação de leitores.
READING, TECNOLOGIES AND EDUCATION: A CASE ABOUT THE READER PROFILE IN THE CONTEXT OF THE VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL
Abstract: This paper analyzes the reader profile in the context of the vocational and technological education by taking as a case the reading at the Canoas Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS). Therefore, some data published by the Pró-Livro Institute (2011) are used as well as the information given by the research taken in 2012 related to the project Networks of Reading (IFRS; PROBITI/FAPERGS). As a result, the connections between reading, technologies and education are established and the challenges of the reader development in the contemporary Brazil are analyzed.
Keywords: Reading. Technologies. Education. Reader development.
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