Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil

Autores

  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1789

Resumo

Resumo: Este trabalho investiga o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica, tomando como estudo de caso a leitura no Câmpus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, são utilizados dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro, em 2011, sobre a leitura no Brasil e obtidos por meio de pesquisa realizada em 2012 pelo projeto Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS).  Como resultado, são analisadas relações entre leitura, tecnologias e educação, bem como desafios existentes no Brasil contemporâneo com relação à formação de leitores.

Palavras-chave: Leitura. Tecnologias. Educação. Formação de leitores.

 

READING, TECNOLOGIES AND EDUCATION: A CASE ABOUT THE READER PROFILE IN THE CONTEXT OF THE VOCATIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION IN BRAZIL

Abstract: This paper analyzes the reader profile in the context of the vocational and technological education by taking as a case the reading at the Canoas Campus of the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS).  Therefore, some data published by the Pró-Livro Institute (2011) are used as well as the information given by the research taken in 2012 related to the project Networks of Reading (IFRS; PROBITI/FAPERGS). As a result, the connections between reading, technologies and education are established and the challenges of the reader development in the contemporary Brazil are analyzed.

Keywords: Reading. Technologies. Education. Reader development.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Câmpus Canoas

Doutora em Letras (UFRGS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Downloads

Publicado

2013-07-24

Como Citar

MELO, C. V. de; BERTAGNOLLI, S. de C. Leitura, tecnologias e educação: um estudo de caso sobre o perfil dos leitores no cenário da educação profissional e tecnológica no Brasil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n1.a1789. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1789. Acesso em: 29 mar. 2024.