Piaget e Vygotsky: um paralelo entre as ideias de cooperação e interação no desenvolvimento de um espaço de aprendizagem digital
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1783Resumo
Resumo: Este artigo se constitui de um estudo que visa a articular os conceitos de cooperação de Jean Piaget e de interação social de Vygotsky num espaço de aprendizagem digital. A articulação contempla um estudo teórico desses conceitos e também um exemplo prático que ocorre na Educação Matemática, sendo este possível devido ao espaço proporcionado pelas tecnologias digitais online. O exemplo prático está alicerçado numa pesquisa-ação em que os estudantes e a professora de Matemática estabelecem pleno diálogo para que a mobilização em aprender a aprender Matemática ocorra de fato. Neste estudo, constata-se a aproximação epistemológica destes conceitos – cooperação e interação social – no processo de aprendizagem de Matemática na rede social Facebook com estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS – Câmpus Osório.
Palavras-Chave: Tecnologias Digitais. Educação Matemática. Cooperação. Interação. Aprendizagem.
PIAGET E VYGOTSKY: A PARALLEL BETWEEN THE IDEAS OF INTERACTION AND COOPERATION IN THE DEVELOPMENT OF A DIGITAL LEARNING SPACE
Abstract: This article presents a study which aims at articulating Jean Piaget’s cooperation and Vygotsky’s social interaction concepts concerning a digital learning space. This crossing presents a theoretical research of these concepts and also a practical example which occurs in Mathematics Education. This becomes possible due to the space provided by online digital technologies. The practical example is based on an action-research where students and Math teacher established an interaction so that mobilization in learning how to learn Mathematics could be effective. In this study, the epistemological approach of these concepts – cooperation and social interaction – was the raised issue in the process of Mathematics learning at Facebook social network with Technical Integrated High School students from IFRS – Campus Osório.
Keywords: Digital Technologies. Mathematics Education. Cooperation. Interaction. Learning.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.