O aluno surdo em escola comum de ensino regular: inclusão bilíngue ou inserção monolíngue?
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1763Resumo
Resumo: O presente artigo objetiva dissertar sobre as atuais condições linguístico-educacionais de alunos surdos em escola comum de ensino regular, investigando se a proposta político-pedagógica tem sido de inclusão bilíngue ou inserção monolíngue, de acordo com pesquisas brasileiras e com alguns estudos da literatura da área. Além disso, o trabalho sumariza conceitos da área da surdez e da educação de alunos surdos na perspectiva da educação inclusiva; explicita algumas pesquisas e teorias de autores da temática abordada; compara o que orientam e legislam determinados documentos oficiais da educação inclusiva com as atuais condições de cumprimento; e sugere possibilidades para que o sistema educacional vigente reflita sobre as concepções e paradigmas da Educação de Surdos. Através de pesquisa com referenciais teóricos, o estudo aporta-se a Brasil (1997 e 2004 a, b); Fernandes (2005 e 2006); Quadros (1997 e 2005; Skliar (1999, 2005); Sá (2002 e 2005) e Soares & Lacerda (2007). Os resultados obtidos pela investigação apontam para uma necessidade urgente de reverem-se as práticas de inclusão e as condições (de educação e de linguagem) nas quais milhões de alunos surdos no Brasil são mantidos, excludentemente, no dia a dia das escolas da Educação Básica.
Palavras-chave: Bilinguismo. Educação de Surdos. Inclusão. Monolinguismo.
¿EL ALUMNO SORDO EN ESCUELA COMÚN DE ENSEÑANZA REGULAR: INCLUSIÓN BILINGÜE O INSERCIÓN MONOLINGÜE?
Resumen: El presente artículo objetiva disertar acerca de las actuales condiciones lingüístico-educacionales de alumnos sordos en la escuela común de enseñanza regular, investigando si la propuesta político-pedagógica es de inclusión bilingüe o inserción monolingüe, de acuerdo con investigaciones brasileñas y con algunos estudios de la literatura referente al área. Además, el trabajo resume conceptos relativos al área de sordera y de educción de alumnos sordos, bajo la perspectiva de la educación inclusiva; explicita algunas investigaciones y teorías de autores de la temática abordada; compara lo que orientan y legislan determinados documentos oficiales del área de la educación inclusiva con las actuales condiciones de realización; y sugiere posibilidades para que el actual sistema educacional reflexione sobre las concepciones y paradigmas de Educación de Sordos. A través de una investigación con referenciales teóricos, el estudio se aporta a Brasil (1997 y 2004 a, b); Fernandes (2005 y 2006); Quadros (1997 y 2005); Skliar (1999, 2005); Sá (2002 y 2005) y Soares & Lacerda (2007). Los resultados obtenidos por la investigación apuntan para una necesidad urgente de se reviren las prácticas de inclusión y las condiciones (de educación y de lenguaje) en las cuales millones de alumnos sordos en Brasil son mantenidos, excludentemente, día a día en las escuelas de Educación Básica.
Palabras-clave: Bilingüismo. Educación de Sordos. Inclusión. Monolingüismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.