O ensino profissionalizante e suas novas artes de governamento: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1782Resumo
Resumo: O artigo investiga o processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, por parte do governo Federal, através da lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, demonstrando o interesse recente pela educação profissionalizante como um segmento fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Para tanto, são utilizados conceitos criados e empregados por Michel Foucault em suas obras da segunda metade dos anos de 1970, como biopolítica e governamentalidade neoliberal. A análise deve mostrar que a reformulação das instituições destinadas ao ensino profissionalizante em nosso país requer novas maneiras de pensar a educação técnica no que concerne aos diversos níveis de ensino destinados atualmente a essa instituição. O que se pretende é analisar criticamente a formação do profissional técnico, atualmente imerso nas regras da economia de mercado neoliberal, por meio dos conceitos de empreendedorismo e empregabilidade.
Palavras-chave: governamentalidade neoliberal. biopolítica. políticas públicas. ensino profissionalizante.
VOCATIONAL EDUCATION AND ITS ARTS OF GOVERNMENTS: THE FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION, SCIENCE AND TECHNOLOGY
Abstract: The text investigates the foundation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology by the Brazilian Government through the law 11.802, publish on December 29th, 2008. It’s a recent movement concerning professionalizing education, understood as a fundamental dimension for the country’s economic and social development. The analysis employs Foucauldian concepts from the second half of the 1970’s, such as biopolitics and neoliberal governmentality. We point out that this reframing of Brazil’s professionalizing education calls for a new understanding of technical education in the different levels in which it is implemented in such Institutes. We shall also critically investigate the technical professional formation, nowadays immersed in the neoliberal market’s economy, thru the concepts of entrepreneurism and empregability.
Keywords: Governmentality. Biopolitics. Public policies. Professionalizing teaching.
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