Pesquisa, tecnologias e produção do conhecimento no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1773Resumo
Resumo: Esse artigo é o resultado dos estudos feitos na pesquisa Iniciação à pesquisa: do perfil do aluno que ingressa na Univates às ferramentas utilizadas no acesso ao conhecimento durante o processo de formação, cujo foco refere-se às entrevistas com os coordenadores dos cursos de graduação do Centro Universitário Univates (Lajeado-RS). O trabalho teve como objetivo problematizar o envolvimento dos alunos com a pesquisa, a partir da análise do uso de ferramentas tecnológicas no acesso à informação. Também se buscou articular a preocupação com a produção de uma cultura de pesquisa nos currículos de formação dos alunos. A metodologia usada foi qualitativa e os resultados apontaram para a necessidade de pensar a pesquisa em uma ética da produção, a partir dos desafios engendrados pelas tecnologias.
Palavras-chave: Iniciação à pesquisa; Tecnologia; Currículo.
RESEARCH, TECHNOLOGY AND KNOWLEDGE PRODUCTION IN HIGHER EDUCATION
Abstract: This essay presents the findings of the research entitled Research initiation: from the profile of the student that enters UNIVATES to the tools used when approaching knowledge during the educational process. The analyzed part refers to the interviews with the coordinators of the courses of Centro Universitário UNIVATES (Lajeado-RS). The paper aimed at problematizing undergraduates’ involvement in research, regarding the use of technological tools to access information. It was also an attempt to articulate the concern with the production of a research culture in students’ education syllabuses. The qualitative method was used to do this research, and the findings showed that it is necessary to keep ethics of production in perspective when doing research because of the challenges engendered by the technologies.
Keywords: Initiation to research. Technology. Curriculum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.