Pesquisa, tecnologias e produção do conhecimento no ensino superior

Autores

  • Angelica Vier Munhoz Centro Universitário UNIVATES
  • Tania Micheline Miorando Centro Universitário UNIVATES
  • Rogerio Jose Schuck Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1773

Resumo

Resumo: Esse artigo é o resultado dos estudos feitos na pesquisa Iniciação à pesquisa: do perfil do aluno que ingressa na Univates às ferramentas utilizadas no acesso ao conhecimento durante o processo de formação, cujo foco refere-se às entrevistas com os coordenadores dos cursos de graduação do Centro Universitário Univates (Lajeado-RS). O trabalho teve como objetivo problematizar o envolvimento dos alunos com a pesquisa, a partir da análise do uso de ferramentas tecnológicas no acesso à informação. Também se buscou articular a preocupação com a produção de uma cultura de pesquisa nos currículos de formação dos alunos. A metodologia usada foi qualitativa e os resultados apontaram para a necessidade de pensar a pesquisa em uma ética da produção, a partir dos desafios engendrados pelas tecnologias.

Palavras-chave: Iniciação à pesquisa; Tecnologia; Currículo.

 

RESEARCH, TECHNOLOGY AND KNOWLEDGE PRODUCTION IN HIGHER EDUCATION

Abstract: This essay presents the findings of the research entitled Research initiation: from the profile of the student that enters UNIVATES to the tools used when approaching knowledge during the educational process. The analyzed part refers to the interviews with the coordinators of the courses of Centro Universitário UNIVATES (Lajeado-RS). The paper aimed at problematizing undergraduates’ involvement in research, regarding the use of technological tools to access information. It was also an attempt to articulate the concern with the production of a research culture in students’ education syllabuses. The qualitative method was used to do this research, and the findings showed that it is necessary to keep ethics of production in perspective when doing research because of the challenges engendered by the technologies.

Keywords: Initiation to research. Technology. Curriculum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Vier Munhoz, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação/UFRGS com estágio-sanduíche na Université Paris 8; Docente do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (mestrado) do Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA; Coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA.

Tania Micheline Miorando, Centro Universitário UNIVATES

Mestre em Educação/UFSM; Professora do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas do Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA; Coordenadora do Curso de Pedagogia Parfor -  Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA.

Rogerio Jose Schuck, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Filosofia pela PUCRS; Professor no Centro Universitário Univates, em regime de trabalho Dedicação Exclusiva; Professor do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas e do programa de Pós -graduação em Ensino de Ciências Exatas (mestrado) do Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA; Coordenador do Núcleo das Humanidades do Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA.

Downloads

Publicado

2013-07-21

Como Citar

MUNHOZ, A. V.; MIORANDO, T. M.; SCHUCK, R. J. Pesquisa, tecnologias e produção do conhecimento no ensino superior. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n1.a1773. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1773. Acesso em: 23 abr. 2024.