Produção de vídeos em sala de aula: uma proposta de uso pedagógico de celulares e câmeras digitais
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1785Resumo
Resumo: As práticas de sala de aula precisam considerar que os estudantes, hoje, aprendem de maneira diferente, devido às ferramentas de que dispõem em seu cotidiano, as quais interferem em sua maneira de encarar o mundo e de executar tarefas. Consciente dessa realidade, este trabalho descreve uma prática pedagógica que reúne câmeras digitais, telefones celulares e textos literários, através de releituras em vídeo. Tal atividade se apoia nas teorias de Gêneros Textuais (MARCUSCHI; ROJO; MEURER) e de Multiletramentos (ROJO; ROJO & MOURA), as quais defendem a necessidade de existirem práticas sociais atuando na mediação dos conteúdos escolares, ou seja, ao invés de estudar teorias gramaticais, os estudantes passam a vincular e a aplicar os conteúdos das aulas de português em atividades socialmente situadas. Nesse sentido, quando criam vídeos com base em textos de literatura, os alunos estão não apenas desenvolvendo habilidades de leitura, mas também de organização, negociação no grupo e busca de soluções para questões inesperadas. Além disso, há o uso das ferramentas tecnológicas para uma finalidade diferente daquela a que estão acostumados o que, por si só, já desperta para o fato de que é o uso que torna o material didático uma ferramenta, saber este que pode ser transposto para muitas outras atividades.
Palavras-chave: Ensino de português. Ferramentas de ensino. Vídeo.
VIDEO MAKING IN THE CLASSROOM:
A PROPOSED EDUCATIONAL USE OF MOBILE PHONES AND DIGITAL CAMERAS
Abstract: The classroom practices need to consider that students today learn differently due to the tools available to them in their daily lives, which interfere with their way of viewing the world and perform tasks. Aware of this reality, this work describes a pedagogical practice that combines digital cameras, cell phones and literary texts, through readings on video. This activity is based on the theories of Textual Genres (MARCUSCHI; ROJO; MEURER) and Multiliteracies (ROJO; ROJO & MOURA), which advocate the necessity of having social practices operating in mediating the school curriculum, in other words, instead of studying grammatical theories, students begin to link and apply the contents of Portuguese classes in socially situated activities. Accordingly, when creating videos based on literature texts, students are not only developing reading skills, but also organizational, negotiation group and finding solutions to unexpected issues. In addition, there is the use of technological tools for a purpose different from that to which they use, by itself, already awake to the fact that it makes use courseware tool, knowing that this can be applied to many other activities.
Keywords: Portuguese teaching. Teaching tools. Video.
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