Currículo, identidade e relações de gênero
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1778Resumo
Resumo: Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica sobre a relação entre currículo escolar e identidade de gênero. Tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as teorias pós-críticas do currículo, em particular as de cunho pós-modernistas e pós-estruturalistas, pela via da análise das relações de gênero e da produção de identidades no contexto escolar, principalmente, considerando o currículo como prática social. Conclui-se que a escola e o currículo praticado produzem e reproduzem, a partir de certos investimentos sobre os corpos, os estereótipos sociais que marcam as relações de gênero.
Palavras-chave: Currículo. Identidade. Relações de gênero.
CURRICULUM, IDENTITY AND GENDER RELATIONS
Abstract: This article is based on literature review about the relationship between curriculum and gender identity. It aims to make a brief reflection on the post-critical theories of the curriculum, particularly, the postmodernist and poststructuralist theories, through the analysis of gender relations and the production of identities within the school context, especially considering the curriculum as a social practice. It concludes that the school and the practiced curriculum produce and reproduce social stereotypes that characterize gender relations, from the certain investments over the bodies.
Palavras-chave: Curriculum. Identity. Gender relations.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.