Currículo, identidade e relações de gênero

Autores

  • Eleazar Venancio Carrias Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n1.a1778

Resumo

Resumo: Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica sobre a relação entre currículo escolar e identidade de gênero. Tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as teorias pós-críticas do currículo, em particular as de cunho pós-modernistas e pós-estruturalistas, pela via da análise das relações de gênero e da produção de identidades no contexto escolar, principalmente, considerando o currículo como prática social. Conclui-se que a escola e o currículo praticado produzem e reproduzem, a partir de certos investimentos sobre os corpos, os estereótipos sociais que marcam as relações de gênero.

Palavras-chave: Currículo. Identidade. Relações de gênero.

 

CURRICULUM, IDENTITY AND GENDER RELATIONS

Abstract: This article is based on literature review about the relationship between curriculum and gender identity. It aims to make a brief reflection on the post-critical theories of the curriculum, particularly, the postmodernist and poststructuralist theories, through the analysis of gender relations and the production of identities within the school context, especially considering the curriculum as a social practice. It concludes that the school and the practiced curriculum produce and reproduce social stereotypes that characterize gender relations, from the certain investments over the bodies.

Palavras-chave: Curriculum. Identity. Gender relations.

 

Biografia do Autor

Eleazar Venancio Carrias, Instituto Federal do Pará

Mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos pelo CEFET-PA (atual Instituto Federal do Pará - IFPA). Licenciado pleno em pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como pedagogo no Campus Tucuruí do IFPA. Autor do livro Quatro Gavetas, vencedor do Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2008, na categoria Poesia.

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Publicado

2013-07-18