Anúncios

Chamada de Trabalhos 2023/2

2023-04-01

Volume 12, número 2 (2023)

Dossiê: Docência Universitária: cenário para três ofícios - ensino, pesquisa e extensão 

Organizadores: Profa. Dra. Jesus Maria Sousa (UMa, Portugal), Prof. Dr. Osmar Hélio Araújo  (UFPB, Brasil) e Prof. Dr. Emerson Augusto de Medeiros  (UFERSA, Brasil)

Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2023 

Previsão de publicação: dezembro de 2023 

Saiba mais sobre Chamada de Trabalhos 2023/2

Edição Atual

v. 11 n. 2 (2022): PRIVATIZAÇÃO DA E NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS, SUJEITOS E CONTEÚDOS EM DISPUTA
					Visualizar v. 11 n. 2 (2022): PRIVATIZAÇÃO DA E NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS, SUJEITOS E CONTEÚDOS EM DISPUTA

Este dossiê tem como objetivo aprofundar o debate acerca de múltiplas formas de privatização da educação que vivenciamos neste período particular do capitalismo, caracterizado, entre outros elementos, por redefinições no papel do Estado. Pesquisar os diferentes sujeitos, suas estratégias e os conteúdos das propostas em disputa é central para analisar as relações entre o público e o privado na educação. No atual contexto, protagonizado pelos representantes do mercado e grupos neoconservadores, este debate se faz urgente quando refletimos sobre suas implicações para o processo de democratização da educação. Assim, a #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio desta edição, propõe discutir sobre as várias formas de materialização da privatização, seus sujeitos e estratégias nos diversos níveis e modalidades educacionais. 

Organizadores:

Prof. Dr. Romir de Oliveira Rodrigues (IFRS) e Profa. Dra. Vera Maria Vidal Peroni(UFRGS)

 

Imagem de Capa: Editada do jornal A Verdade (2017). 

Publicado: 2022-12-07

Dossiê

Seção Livre

Espaço Plural

Ver Todas as Edições

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é um periódico de acesso livre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com publicação semestral. Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos científicos, resenhas, relatos de experiência pedagógica, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.