Reaproximações com a paisagem originária: florestas urbanas, paisagismo e educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v14.n2.a7762

Resumo

A degradação dos ecossistemas acarreta inúmeros problemas ambientais. Nesse contexto, o bioma da Mata Atlântica foi duramente afetado ao longo da nossa história, restando, no município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, apenas 0,38% da cobertura original. Reconhecendo os benefícios que a convivência em ambientes arborizados traz para as populações, bem como o fato de que a restauração de meios naturais promove melhoria na qualidade de vida, esse trabalho buscou promover a educação ambiental por meio do plantio de árvores nativas no contexto escolar. Assim, foram realizadas ações para arborização no campus do Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa com espécies arbóreas nativas da região sul do país. As ações ocorreram entre 2018 e 2024. As atividades foram realizadas em setores previamente demarcados e consistiram em plantios isolados de árvores e na implantação de uma minifloresta. Diversos agentes da comunidade escolar participaram, com ênfase na atuação de alunos nos eventos práticos. Atualmente, o número de espécies nativas existentes nos setores de intervenção mais que triplicou, e identifica-se uma melhoria na qualidade ambiental e paisagística do lugar. Esse trabalho demonstrou como o esforço concentrado, mesmo localmente, possibilita a ampliação do conhecimento e visibilidade dos ecossistemas originais.

Palavras-chave: Arborização urbana. Qualidade ambiental. Minifloresta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Melissa Postal, IFFar

    Professora Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRGS, Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS e Doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS.

  • Gerusa Lazarotto, IFFar

    Professora Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2003). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015), na Área de Concentração em Construção Civil e Preservação Ambiental. Graduação pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2020).

  • Luiz Antonio Brandt, IFFar

    Professor Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Farroupilha (Campus Santa Rosa – RS). Doutorando em Desenvolvimento e Políticas Públicas (2024) na Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestre em Filosofia pela Universidade do Oeste do Paraná/Unioeste (2011). Possui Bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007) e Licenciatura pela mesma instituição (2008).

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Reaproximações com a paisagem originária: florestas urbanas, paisagismo e educação ambiental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.35819/tear.v14.n2.a7762. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/7762. Acesso em: 4 jun. 2026.