v. 4 n. 1 (2018)

					Visualizar v. 4 n. 1 (2018)
Publicado: 2018-08-04

Editorial

  • Apresentação

    Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Rodrigo Sychocki da Silva, Rafael Eduardo da Silva
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2771
  • Equipe Editorial e Avaliadores Ad hoc

    Greice da Silva Lorenzzetti Andreis
    09-13
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2772

Ensino de Matemática

  • Los ejemplos en la enseñanza de las ecuaciones en libros de texto de Educación Primaria

    Margarita Cárcamo, Danilo Díaz-Levicoy, Cristian Ferrada
    38-54
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2625
  • As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental

    Tahieny Kelly de Carvalho, Geraldo Francisco Côrrea Alves de Lima, Fernando Alves Martins
    55-67
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2680
  • Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação

    Bernarda Souza de Menezes
    68-77
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2685
  • Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática

    Isabelle Coelho da Silva, José Hélison da Silva, Ana Carolina Costa Pereira
    78-87
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2686
  • Reflexões da prática docente por meio da pesquisa-ação: a Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Andrieli Taís Hahn Rodrigues, Amanda Denes, Rúbia Emmel
    88-101
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2707
  • O ensino de equações do primeiro grau à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta sobre a noção de equivalência como conceito subsunçor

    Viviane Beatriz Hummes, Adriana Breda, Márcia Rodrigues Notare Meneguetti
    102-114
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2716
  • Aplicativos gratuitos como ferramenta tecnológica no desenvolvimento do Cálculo Mental: uma metodologia lúdica para o Ensino Fundamental

    Liliane Silva Faria Barreto, Nelson Machado Barbosa
    115-131
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2750
  • Monocórdio: contextualizando a Matemática por meio da Música

    Ross Alves do Nascimento
    132-146
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2751
  • Matemágica e Resolução de Problemas

    Viviane de Oliveira Santos, Vagner Lopes de Almeida
    147-162
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2768

Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos

Matemática Pura e/ou Aplicada

  • Expansão decimal de números reais e conjuntos de medida total

    Leandro Batista Morgado
    163-173
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2584
  • Entropia máxima em inversões geométricas

    Arlane Manoel Silva Vieira, Lauro Mandela Silva Cruz, Pedro Fernandes da Silva Júnior, Vinícius Moura Silva
    174-183
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2585
  • Grafos associados a Quadrados Latinos e Grupos

    Mateus Alegri, Wagner Ferreira Santos, Samuel Brito Silva
    184-199
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2666
  • Simulação numérica de um escoamento incompressível em uma cavidade quadrada utilizando o Método do Passo Fracionado e o Método da Penalidade

    Evanildo Franco de Jesus, Francieli Aparecida Vaz
    200-214
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2678
  • Proposta alternativa para a estimativa da concentração de carbono em amostras metálicas delgadas de aço-carbono

    Jorge Corrêa de Araújo, Rosa María García Márquez
    215-228
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2684
  • Planejamento de trajetórias polinomiais para robótica com Arduino

    Naylene Fraccanabbia, André Luvisa, Delair Bavaresco
    229-244
    DOI: https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2758