Um modelo matemático para a interação de um vírus com a membrana plasmática da célula
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4149Palavras-chave:
Funções de Green, Modelagem, Problemas com Condições de ContornoResumo
O entendimento das interações dos vírus com as membranas celulares é de fundamental importância para a proposta de vacinas e tratamentos de doenças causadas por esse tipo de contaminação. A exemplo disso, cita-se o caso da pandemia causada pelo novo coronavírus causador da Covid-19, que no ano de 2020 colocou um terço do mundo em situação de quarentena, causando milhares de mortes e prejuízos econômicos em todo o planeta. Nesse contexto, o presente estudo propõe-se a construir um modelo matemático para a interação de um vírus com a membrana plasmática da célula de um mamífero, que conduz a um problema matemático com condições de contorno. Fazendo uso das funções de Green, o modelo foi capaz de responder qual é a expressão geral para energia potencial eletrostática desta interação em termos das funções de Bessel e os coeficientes de Wigner. Pode-se especular, ancorado nos resultados apresentados pelo modelo, que um vírus tem que apresentar uma carga efetiva resultante em solução com pH da ordem de 7 para se aproximar da membrana celular, enquanto um vírus eletricamente neutro não deve apresentar a capacidade de interagir e adentrar em membranas. Os valores para a energia de interação e para a força entre a membrana e o aglomerado oferecem a ordem de grandeza das distâncias em que tal interação é efetiva.
Downloads
Referências
ALBERTS, Bruce; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; MORGAN, David; RAFF, Martin; ROBERTS, Keith; WALTER, Peter. Molecular biology of the cell. 6. ed. New York: Garland Science, 2015.
ATKINS, Peter; PAULA, Julia de; KEELER, James. Atkins Physical Chemistry. Oxford: OUP, 2018.
FESHBACH, Herman; MORSE, Philip M.; MICHIO, Masujima. Methods of Theoretical Physics. Mineola, NY: Dover Publications, 2019.
HILL, Terrell L. An Introduction to Statistical Thermodynamics. New York: Dover Publications, 1987.
JACKSON, John David. Classical Eletrodynamics. New York: John Wiley & Sons, 1998.
MESSIAH, Albert. Mécanique Quantique. v. 2. Paris: Dunod, 1995.
MORAIS, D. M. G. Interações Eletrostáticas de Aglomerados Moleculares em Eletrólitos. 2005. 64 f. Dissertação (Mestrado em Biofísica Molecular) ? Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.
TESO, Alexandre; DRIGO FILHO, Elso. AGOSTINHO NETO, Augusto. Solution of the Poisson-Boltzmann equation for a system with four ionic species. Journal of Mathematcal Biology, v. 35, n. 7, p. 814-824, ago. 1997. DOI: https://doi.org/10.1007/s002850050078.
VERWEY, E. J. W.; OVERBEEK, J. T. G. Theory of the Stability of Lyophobic Colloids. New York: Elsevier Publishing Company, Inc., 1948.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.