Um modelo matemático para a interação de um vírus com a membrana plasmática da célula

Autores

  • Diogo Martins Gonçalves de Morais Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), São Bernardo do Campo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4149

Palavras-chave:

Funções de Green, Modelagem, Problemas com Condições de Contorno

Resumo

O entendimento das interações dos vírus com as membranas celulares é de fundamental importância para a proposta de vacinas e tratamentos de doenças causadas por esse tipo de contaminação. A exemplo disso, cita-se o caso da pandemia causada pelo novo coronavírus causador da Covid-19, que no ano de 2020 colocou um terço do mundo em situação de quarentena, causando milhares de mortes e prejuízos econômicos em todo o planeta. Nesse contexto, o presente estudo propõe-se a construir um modelo matemático para a interação de um vírus com a membrana plasmática da célula de um mamífero, que conduz a um problema matemático com condições de contorno. Fazendo uso das funções de Green, o modelo foi capaz de responder qual é a expressão geral para energia potencial eletrostática desta interação em termos das funções de Bessel e os coeficientes de Wigner. Pode-se especular, ancorado nos resultados apresentados pelo modelo, que um vírus tem que apresentar uma carga efetiva resultante em solução com pH da ordem de 7 para se aproximar da membrana celular, enquanto um vírus eletricamente neutro não deve apresentar a capacidade de interagir e adentrar em membranas. Os valores para a energia de interação e para a força entre a membrana e o aglomerado oferecem a ordem de grandeza das distâncias em que tal interação é efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Martins Gonçalves de Morais, Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista, doutorado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e pós-doutorado em Engenharia e Gestão da Inovação pela Universidade Federal do ABC. Atualmente é professor em regime integral da Fundação Salvador Arena e avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação. Tem experiência em modelagem matemática para Big Data, Cálculo Diferencial e Integral, Estatística, Matemática Financeira, Matemática Aplicada e Pesquisa Operacional.

Referências

ALBERTS, Bruce; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; MORGAN, David; RAFF, Martin; ROBERTS, Keith; WALTER, Peter. Molecular biology of the cell. 6. ed. New York: Garland Science, 2015.

ATKINS, Peter; PAULA, Julia de; KEELER, James. Atkins Physical Chemistry. Oxford: OUP, 2018.

FESHBACH, Herman; MORSE, Philip M.; MICHIO, Masujima. Methods of Theoretical Physics. Mineola, NY: Dover Publications, 2019.

HILL, Terrell L. An Introduction to Statistical Thermodynamics. New York: Dover Publications, 1987.

JACKSON, John David. Classical Eletrodynamics. New York: John Wiley & Sons, 1998.

MESSIAH, Albert. Mécanique Quantique. v. 2. Paris: Dunod, 1995.

MORAIS, D. M. G. Interações Eletrostáticas de Aglomerados Moleculares em Eletrólitos. 2005. 64 f. Dissertação (Mestrado em Biofísica Molecular) ? Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.

TESO, Alexandre; DRIGO FILHO, Elso. AGOSTINHO NETO, Augusto. Solution of the Poisson-Boltzmann equation for a system with four ionic species. Journal of Mathematcal Biology, v. 35, n. 7, p. 814-824, ago. 1997. DOI: https://doi.org/10.1007/s002850050078.

VERWEY, E. J. W.; OVERBEEK, J. T. G. Theory of the Stability of Lyophobic Colloids. New York: Elsevier Publishing Company, Inc., 1948.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

MARTINS GONÇALVES DE MORAIS, D. Um modelo matemático para a interação de um vírus com a membrana plasmática da célula. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e4007, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id4149. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4149. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Matemática Pura e/ou Aplicada