Um modelo matemático para a interação de um vírus com a membrana plasmática da célula
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4149Palabras clave:
Funções de Green, Modelagem, Problemas com Condições de ContornoResumen
O entendimento das interações dos vírus com as membranas celulares é de fundamental importância para a proposta de vacinas e tratamentos de doenças causadas por esse tipo de contaminação. A exemplo disso, cita-se o caso da pandemia causada pelo novo coronavírus causador da Covid-19, que no ano de 2020 colocou um terço do mundo em situação de quarentena, causando milhares de mortes e prejuízos econômicos em todo o planeta. Nesse contexto, o presente estudo propõe-se a construir um modelo matemático para a interação de um vírus com a membrana plasmática da célula de um mamífero, que conduz a um problema matemático com condições de contorno. Fazendo uso das funções de Green, o modelo foi capaz de responder qual é a expressão geral para energia potencial eletrostática desta interação em termos das funções de Bessel e os coeficientes de Wigner. Pode-se especular, ancorado nos resultados apresentados pelo modelo, que um vírus tem que apresentar uma carga efetiva resultante em solução com pH da ordem de 7 para se aproximar da membrana celular, enquanto um vírus eletricamente neutro não deve apresentar a capacidade de interagir e adentrar em membranas. Os valores para a energia de interação e para a força entre a membrana e o aglomerado oferecem a ordem de grandeza das distâncias em que tal interação é efetiva.
Descargas
Referencias
ALBERTS, Bruce; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; MORGAN, David; RAFF, Martin; ROBERTS, Keith; WALTER, Peter. Molecular biology of the cell. 6. ed. New York: Garland Science, 2015.
ATKINS, Peter; PAULA, Julia de; KEELER, James. Atkins Physical Chemistry. Oxford: OUP, 2018.
FESHBACH, Herman; MORSE, Philip M.; MICHIO, Masujima. Methods of Theoretical Physics. Mineola, NY: Dover Publications, 2019.
HILL, Terrell L. An Introduction to Statistical Thermodynamics. New York: Dover Publications, 1987.
JACKSON, John David. Classical Eletrodynamics. New York: John Wiley & Sons, 1998.
MESSIAH, Albert. Mécanique Quantique. v. 2. Paris: Dunod, 1995.
MORAIS, D. M. G. Interações Eletrostáticas de Aglomerados Moleculares em Eletrólitos. 2005. 64 f. Dissertação (Mestrado em Biofísica Molecular) ? Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.
TESO, Alexandre; DRIGO FILHO, Elso. AGOSTINHO NETO, Augusto. Solution of the Poisson-Boltzmann equation for a system with four ionic species. Journal of Mathematcal Biology, v. 35, n. 7, p. 814-824, ago. 1997. DOI: https://doi.org/10.1007/s002850050078.
VERWEY, E. J. W.; OVERBEEK, J. T. G. Theory of the Stability of Lyophobic Colloids. New York: Elsevier Publishing Company, Inc., 1948.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.