A utilização de Resolução de Problemas como estratégia pedagógica no ensino da Matemática no Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1286Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Didática, RaciocínioResumo
Problemas matemáticos estão inseridos no cotidiano de todos nós. Eles apresentam grande importância por contribuir na formação da autonomia dos alunos, na construção do raciocínio e interpretação. Na escola, a resolução dos problemas matemáticos têm, além de outras funções, a de despertar a curiosidade dos alunos. Os momentos destinados à resolução deles exigem reflexão, planejamento e definição dos objetivos. Acontece que, muitas vezes, o que os professores tratam como problema, na verdade, é apenas um exercício. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade do aluno na utilização da Resolução de Problemas como proposta didática ou metodológica no Ensino Básico, na medida em que pode trazer melhorias no rendimento escolar, assim como na concepção dos professores em relação a este método. Por meio de atividades de resolução de problemas, foi possível constatar que após intervenção, os alunos desenvolveram maior afeição por este tipo de atividade, o que resultou em um aumento no empenho para encontrar as soluções das situações propostas. Constatou-se que o método da resolução de problemas como proposta didática, quando realizado de maneira correta, promove notável compreensão por parte dos alunos, o que influencia no seu melhor rendimento escolar.
Downloads
Referências
CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 36-47, 1996.
ECHEVERRIA, M. D. P. P; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: nov. 2015.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação ARAÚJO, H. L. de. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SMOLE, K. S. A resolução de problemas e o pensamento matemático. 2008. Disponível em: http://www.edicoessm.com.br/sm_resources_center/somos_mestres/formacao-reflexao/a-resolucao-de-problemas-pensamento-matematico.pdf. Acesso em: abr. 2015.
TAXA, F. O. S; FINI, L. D. T. Estudo sobre a solução de problemas aritméticos de multiplicação do tipo isomorfismo de medidas. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática. Florianópolis: Insular, p. 167-200, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de acesso aberto: A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, bem como usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar autorização prévia da revista ou dos autores. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).