A utilização de Resolução de Problemas como estratégia pedagógica no ensino da Matemática no Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1286Palabras clave:
Resolução de Problemas, Didática, RaciocínioResumen
Problemas matemáticos estão inseridos no cotidiano de todos nós. Eles apresentam grande importância por contribuir na formação da autonomia dos alunos, na construção do raciocínio e interpretação. Na escola, a resolução dos problemas matemáticos têm, além de outras funções, a de despertar a curiosidade dos alunos. Os momentos destinados à resolução deles exigem reflexão, planejamento e definição dos objetivos. Acontece que, muitas vezes, o que os professores tratam como problema, na verdade, é apenas um exercício. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade do aluno na utilização da Resolução de Problemas como proposta didática ou metodológica no Ensino Básico, na medida em que pode trazer melhorias no rendimento escolar, assim como na concepção dos professores em relação a este método. Por meio de atividades de resolução de problemas, foi possível constatar que após intervenção, os alunos desenvolveram maior afeição por este tipo de atividade, o que resultou em um aumento no empenho para encontrar as soluções das situações propostas. Constatou-se que o método da resolução de problemas como proposta didática, quando realizado de maneira correta, promove notável compreensão por parte dos alunos, o que influencia no seu melhor rendimento escolar.
Descargas
Referencias
CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 36-47, 1996.
ECHEVERRIA, M. D. P. P; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: nov. 2015.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação ARAÚJO, H. L. de. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SMOLE, K. S. A resolução de problemas e o pensamento matemático. 2008. Disponível em: http://www.edicoessm.com.br/sm_resources_center/somos_mestres/formacao-reflexao/a-resolucao-de-problemas-pensamento-matematico.pdf. Acesso em: abr. 2015.
TAXA, F. O. S; FINI, L. D. T. Estudo sobre a solução de problemas aritméticos de multiplicação do tipo isomorfismo de medidas. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática. Florianópolis: Insular, p. 167-200, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.