Trabalhando tópicos da geometria com o auxílio do Geoplano: uma experiência com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4554Palabras clave:
Geoplano, Geometria Plana, Figuras Geométricas, AprendizagemResumen
O ensino de Matemática vem passando por mudanças significativas. Métodos tradicionais, antes aceitos, baseados na mera transmissão acrítica de conteúdos por meio de exercícios repetitivos e memorização de fórmulas, vêm sendo questionados em virtude de sua baixa contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Nessa esteira, o presente artigo tem como objetivo abordar o Geoplano como recurso didático no estudo de tópicos da geometria e analisar a desenvoltura dos alunos de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental na aprendizagem dessa temática com o auxílio desse recurso. Na realização desse estudo de natureza qualitativa, utilizou-se da pesquisa-ação colaborativa considerando uma experiência vivenciada em uma turma participante. Os resultados revelam que houve avanços nos níveis de aprendizagem dos alunos no que se refere aos conceitos geométricos estudados. Constatou-se, ainda, o envolvimento dos educandos nas aulas, sendo possível perceber as potencialidades de aplicação do Geoplano como um recurso didático, principalmente no ensino de figuras planas, áreas, perímetro, semelhanças das figuras planas, ponto, reta e plano.
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Referencias
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