Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1203Palabras clave:
Geogebra, Geometria Euclidiana, Ilustração, Problemas ClássicosResumen
A interpretação e o entendimento de postulados, teoremas e/ou demonstrações matemáticas configuram um processo evolutivo, ou seja, somente com a prática através da leitura, interpretação e muitas vezes ilustração é que conseguimos entender de fato o que estes querem dizer. Salienta-se que, com o avanço da tecnologia, temos cada vez mais recursos para facilitar tais entendimentos. Através do software Geogebra é possível ilustrar problemas geométricos. Por exemplo, é de fácil verificação e construção o fato de que a soma dos ângulos internos de um triângulo independe do triângulo, o que acaba por tornar mais clara a visualização de resultados, além de auxiliar no processo evolutivo de assimilação e elaboração de conjecturas. A partir desta pesquisa, que envolve a ilustração de uma lista de problemas clássicos da Geometria Euclidiana Plana, atuamos tanto como pesquisadores quanto pesquisados, já que o problema surgiu a partir de nossas dificuldades em visualizar tais teoremas e utilizar o software como um auxílio. Tendo o objetivo de facilitar o entendimento dos problemas, propomos como meta a ilustração dos mesmos com o auxílio do software Geogebra. Como resultado esta pesquisa aponta exemplos de indagações e conjecturas que poderão ser utilizados por professores de Matemática e por alunos. Por fim, uma vez que, após explorar certas descobertas com as ilustrações, surge a necessidade de uma demonstração para cada problema, deve-se, citando De Villiers (2002, p. 13), “utilizar inicialmente a função mais fundamental de explicação e descoberta para introduzir a demonstração como uma atividade significativa para os alunos”.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.