Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra

Autores

  • Jorge Mauro da Silva Junior Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS
  • Nicoli Peroza Ramos Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1203

Palavras-chave:

Geogebra, Geometria Euclidiana, Ilustração, Problemas Clássicos

Resumo

A interpretação e o entendimento de postulados, teoremas e/ou demonstrações matemáticas configuram um processo evolutivo, ou seja, somente com a prática através da leitura, interpretação e muitas vezes ilustração é que conseguimos entender de fato o que estes querem dizer. Salienta-se que, com o avanço da tecnologia, temos cada vez mais recursos para facilitar tais entendimentos. Através do software Geogebra é possível ilustrar problemas geométricos. Por exemplo, é de fácil verificação e construção o fato de que a soma dos ângulos internos de um triângulo independe do triângulo, o que acaba por tornar mais clara a visualização de resultados, além de auxiliar no processo evolutivo de assimilação e elaboração de conjecturas. A partir desta pesquisa, que envolve a ilustração de uma lista de problemas clássicos da Geometria Euclidiana Plana, atuamos tanto como pesquisadores quanto pesquisados, já que o problema surgiu a partir de nossas dificuldades em visualizar tais teoremas e utilizar o software como um auxílio. Tendo o objetivo de facilitar o entendimento dos problemas, propomos como meta a ilustração dos mesmos com o auxílio do software Geogebra. Como resultado esta pesquisa aponta exemplos de indagações e conjecturas que poderão ser utilizados por professores de Matemática e por alunos. Por fim, uma vez que, após explorar certas descobertas com as ilustrações, surge a necessidade de uma demonstração para cada problema, deve-se, citando De Villiers (2002, p. 13), “utilizar inicialmente a função mais fundamental de explicação e descoberta para introduzir a demonstração como uma atividade significativa para os alunos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Mauro da Silva Junior, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS

Estudante do 4º semestre na Licenciatura em Ciências Exatas com ênfase em matemática.

Nicoli Peroza Ramos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS

Estudante do 4º semestre na Licenciatura em Ciências Exatas com ênfase em matemática.

Referências

DE VILLIERS, Michael. Para uma compreensão dos diferentes papéis da demonstração em Geometria Dinâmica. Tradução de Rita Bastos para as Actas do ProfMat, 2002, Visue, Portugal. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/280526956_Para_uma_Compreenso_dos_Diferentes_Papis_da_Demonstrao_em_Geometria_Dinmica. Acesso em: 14 out. 2015.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

SILVA JUNIOR, J. M. da; RAMOS, N. P. Problemas clássicos de Geometria Euclidiana ilustrados no Geogebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 234, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1203. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1203. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos