Mobile Learning e Metodologias Ativas no Ensino de Números Complexos na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6305

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Metodologias Ativas, Mobile Learning, Números Complexos, Projeto de Ensino

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre a investigação e a prática pedagógica de uma professora formadora e de um professor em formação inicial no projeto de ensino “Números Complexos: Microlearning para uma aprendizagem significativa”. O projeto envolveu dezessete estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e foi realizado durante os meses de outubro a dezembro de 2021. Este estudo consiste em responder o seguinte questionamento: De que modo estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio mobilizam uma aprendizagem significativa sobre Números Complexos ao utilizarem o mobile learning por meio de metodologias ativas? O objetivo deste estudo consiste em compreender a aprendizagem de jovens estudantes mobilizada pelo uso de dispositivos móveis que envolvem a temática Números Complexos, mediante a utilização de metodologias ativas. Este estudo é de cariz qualitativo, de cunho analítico-descritivo, que destaca o uso de ferramentas tecnológicas educacionais com a finalidade de oferecer uma aprendizagem em Matemática por meio de jogos, apps e plataformas virtuais. Como resultados deste estudo, ressaltam-se: o uso de apps foi um método que possibilitou a visualização dinâmica dos procedimentos matemáticos, além disso, o mobile learning e as metodologias ativas refletem a necessidade do aluno em tornar-se protagonista da sua própria aprendizagem. Conclui-se que, para além de uma formação integral e emancipação humana do estudante, a proposta pedagógica viabilizou um processo teórico-prático a partir de um viés colaborativo quanto ao ensino de matemática na Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

ANDRADE, R. S. de. O uso de aplicativos móveis para o ensino e aprendizagem de matemática em turmas do ensino médio e superior de matemática. Revista Projeção e Docência, v. 10, n. 2, p. 31-41, 2019. Disponível em:

http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1406. Acesso em: 5 ago. 2022.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BORBA, M. C.; ASKAR, P.; ENGELBRECHT, J.; GADANIDIS, G.; LLINARES, S.; AGUILAR, M. S. Blended learning, e-learning and mobile learning in mathematics education. ZDM Mathematics Education, v. 48, n. 5, p. 589-610, jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-016-0798-4.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2020. Brasília: INEP/MEC, [2020]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

BUCHEM, I.; HAMELMANN, H. Microlearning: a strategy for ongoing professional development. eLearning Papers, n. 21, p. 1-15, set. 2010.

CARNEIRO, Jaíne. O uso do Kahoot! e do Ensino Híbrido como ferramentas de ensino e da aprendizagem em Matemática. 102 fl. 2020. Orientadora: Scheila Valechenski Biehl. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3257. Acesso em: 25 jul. 2023.

CARVALHO, D. L. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 2011.

DANTE, L. R. Matemática: Contexto & Aplicações. v. 3. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016.

DIESEL, A.; BALDEZ, A.L.S.; MARTINS, N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1. p. 268-288, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 2. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003, p. 11-33.

FELTES, C. M.; PUHL, C. S. Estudo dos Prismas: compreendendo por meio de modelos matemáticos. Scientia cum Industria, v. 5, n. 3, p. 151-155, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p151.

FIGUEIREDO, M. J. G.; GODEJORD, B.; RODRIGUES, J. I. R.; GONZÁLEZ-PÉREZ, A. MILAGE APP: Mobile Learning of Mathematics. In: EDULEARN 16 Proceedings, 8th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 4-6 jul. 2016, p. 8863-8872. DOI: http://dx.doi.org/10.21125/edulearn.2016.0937.

JOMAH, O.; MASOUD, A. K.; KISHORE, X. P.; AURELIA, S. Micro Learning: A Modernized Education System. BRAIN: Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, v. 7, n. 1, p. 103-110, 14 mar. 2016. Disponível em: https://lumenpublishing.com/journals/index.php/brain/article/view/1986. Acesso em: 23 out. 2022.

MAGALHÃES, W. de A. M.; PEREIRA, A. L. S. O uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino técnico: projetos integradores como experiência interdisciplinar. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 12, 2019. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.836.

MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, Coleção Mídias Contemporâneas. Ponta Grossa: Foca Foto, PROEX/UEPG, 2015.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2011.

MUSSI, R. F. F.; MUSSI, L. M. P. T.; ASSUNÇÃO, E. T. C.; NUNES, C. T. Pesquisa Quantitativa e/ou qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, p. 414-430, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.41193.

PERES, M. P.; PEREIRA, A. L. S.; MAGALHÃES, W. A. M. Interdisciplinaridade no Ensino Técnico: Uma Exposição de Arte Como Projeto Integrador. In: JICE - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO, 10., 2019, Palmas. Anais [...]. Palmas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/10jice/paper/view/9595. Acesso em: 10 ago. 2022.

PINHEIRO, P. S. B.; SERUFFO, M. C. R.; PIRES, Y. P. Experience of Using na Educational Application for Mobile Devices in the Municipality of Castanhal. Brazilian Journal of Computers in Education, v. 3, n. 27, p. 242-264, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/RBIE.2019.27.03.242.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTANA, P. F. C.; FORTES, D.; PORTO, R. A. Jogos digitais: a utilização no processo Ensino Aprendizagem. RIOS: Revista Científica da Faculdade Sete de Setembro, v. 10, n. 10, p. 218-229, 2016. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/524. Acesso em: 30 jul. 2022.

SILVA, J. L.; OLIVEIRA, C. A. de. Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis no ensino de Matemática na perspectiva da m-learning. BoEM: Boletim online de Educação Matemática, Joinville, v. 6, n. 11, p. 200-221, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X06112018200.

SOUSA, E. D; MACHADO, H. L. D; SANTOS, C. G. O; ROSA, I. R; WOBETO, R. Unicálculo: prática pedagógica baseada numa metodologia ativa. Revista Anápolis Digital, Anápolis, v. 9, n. 2, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://portaleducacao.anapolis.go.gov.br/revistaanapolis/wp-content/uploads/2023/vol9/04.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.

STOCKER, L. O que é microlearning, seus benefícios e como aplicar na prática (com exemplos). Criativa EaD, 2018. Disponível em: https://criativaead.com.br/blog/o-que-e-microlearning-beneficios-e-praticas. Acesso em: 29 jun. 2022.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

RIBEIRO, Lucas da Costa; PEREIRA, Antônia Lília Soares. Mobile Learning e Metodologias Ativas no Ensino de Números Complexos na Educação Profissional e Tecnológica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 9, n. 2, p. e2001, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i2id6305. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6305.. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 331

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.