História em Quadrinhos como forma de facilitar a aprendizagem de Números Irracionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6675

Palavras-chave:

Educação Matemática, números irracionais, história em quadrinhos

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em 2021 que teve como objetivo analisar a aprendizagem gerada pela leitura de História em Quadrinhos (HQ) sobre o assunto Números Irracionais com alunos de Ensino Médio. O processo metodológico envolveu um Experimento Didático por meio da aplicação de uma leitura em HQ com uma amostra de 6 alunos do Ensino Médio, juntamente com testes de verificação (pré-teste e pós-teste) para constatar a eficácia do recurso na aprendizagem dos estudantes quanto aos Números Irracionais. A análise dos resultados (desempenho dos alunos em suas respostas) ocorreu pela comparação entre os dados do pré-teste com os dados do pós-teste. A comparação indicou que o Experimento Didático, por meio da leitura da HQ em questão, conseguiu promover a aprendizagem de Números Irracionais, pois o desempenho dos alunos teve um aumento bastante significativo após a aplicação do mesmo.

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Biografia do Autor

Rafael Lameira Barros, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil

Maria de Lourdes Silva Santos, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, Brasil

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

BARROS, R. L.; SÁ, P. F. de; SANTOS, M. de L. S. História em Quadrinhos como forma de facilitar a aprendizagem de Números Irracionais. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 10, n. 1, p. e2004, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i1id6675. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6675. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática