A Matemática como habilidade estruturante no contexto pedagógico, na experimentação e na modelagem em Física
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4825Palavras-chave:
Física-Matemática, Modelagem, ExperimentaçãoResumo
Este artigo apresenta uma discussão a respeito da Matemática como habilidade estruturante da Física. Apesar da importância do tema, o estágio atual da pesquisa na área ainda é limitado e de pouco efeito na realidade científica e acadêmica. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a Matemática como habilidade estruturante da Física. Procurou-se responder ao seguinte questionamento: como trabalhar a Matemática como habilidade estruturante no contexto pedagógico, na experimentação e na modelagem em Física? Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os resultados alcançados sugeriram que o tratamento dicotômico dos conceitos matemáticos e físicos seria antinatural, pois a inter-relação é o que fundamenta a correta formulação do fenômeno. Ademais, o trabalho efetivo da Matemática como habilidade estruturante passaria por sua utilização no contexto de pressupostos pedagógicos, seu uso na experimentação e, finalmente, no exercício da modelagem.
Downloads
Referências
BIEMBENGUT, Maria Saller; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
BRONOWSKI, J. Arte e conhecimento, ver, imaginar, criar. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CAPECCHI, M. C. M.; CARVALHO, A. M. P. Atividades de laboratório como instrumentos para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 1, p. 137-53, 2006.
FERRUZZI, Elaine Cristina. A modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral nos cursos superiores de tecnologia. Orientadora: Mirian Buss Gonçalves. Coorientadora: Lourdes Maria Werle de Almeida. 2002. 154 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84624. Acesso em: 30 jun. 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HEIDEMANN, L. A; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Modelagem Didático-científica: integrando atividades experimentais e o processo de modelagem científica no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 3-32, abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n1p3.
KARAM, R. A. S.; PIETROCOLA, M. Habilidades técnicas versus habilidades estruturantes: resolução de problemas e o papel da Matemática como estruturante do pensamento físico. Alexandria, v. 2, n. 2, p. 181-205, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37960. Acesso em: 30 jun. 2021.
LAHERA, Jesús. Ciências físicas nos ensinos fundamental e médio: modelos e exemplos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MOREIRA, Ildeu de Castro. Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, p. e4203, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0374.
PIETROCOLA, M. A Matemática como linguagem estruturante do pensamento físico. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
PIETROCOLA, M. A Matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 89-109, ago. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297. Acesso em: 30 jun. 2021.
PIRES, Célia Maria Carolino. Currículos de matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
VILLATORRE, A. M. Didática e avaliação em Física. Curitiba: Ibpex, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.