A Matemática como habilidade estruturante no contexto pedagógico, na experimentação e na modelagem em Física

Autores

  • Vlademir Fernandes de Oliveira Júnior Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Docente do Curso de Licenciatura em Física, Porto Velho, RO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3921-4108
  • Antônio Marcos Barbosa Júnior Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Licenciatura em Física, Porto Velho, RO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5504-1729
  • João Lucas Aguiar Chaves Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Licenciatura em Física, Porto Velho, RO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9480-4709
  • Nícolas Relvas Feitoza Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Licenciatura em Física, Porto Velho, RO, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4271-2033

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4825

Palavras-chave:

Física-Matemática, Modelagem, Experimentação

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão a respeito da Matemática como habilidade estruturante da Física. Apesar da importância do tema, o estágio atual da pesquisa na área ainda é limitado e de pouco efeito na realidade científica e acadêmica. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a Matemática como habilidade estruturante da Física. Procurou-se responder ao seguinte questionamento: como trabalhar a Matemática como habilidade estruturante no contexto pedagógico, na experimentação e na modelagem em Física? Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os resultados alcançados sugeriram que o tratamento dicotômico dos conceitos matemáticos e físicos seria antinatural, pois a inter-relação é o que fundamenta a correta formulação do fenômeno. Ademais, o trabalho efetivo da Matemática como habilidade estruturante passaria por sua utilização no contexto de pressupostos pedagógicos, seu uso na experimentação e, finalmente, no exercício da modelagem.

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Biografia do Autor

  • Vlademir Fernandes de Oliveira Júnior, Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Docente do Curso de Licenciatura em Física, Porto Velho, RO, Brasil
  • Antônio Marcos Barbosa Júnior, Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Licenciatura em Física, Porto Velho, RO, Brasil
  • João Lucas Aguiar Chaves, Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Licenciatura em Física, Porto Velho, RO, Brasil
  • Nícolas Relvas Feitoza, Instituto Federal de Educação de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, Licenciatura em Física, Porto Velho, RO, Brasil

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Vlademir Fernandes de; BARBOSA JÚNIOR, Antônio Marcos; CHAVES, João Lucas Aguiar; FEITOZA, Nícolas Relvas. A Matemática como habilidade estruturante no contexto pedagógico, na experimentação e na modelagem em Física. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 7, n. 1, p. e2011, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i1id4825. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4825.. Acesso em: 21 dez. 2024.

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