Trabalhando tópicos da geometria com o auxílio do Geoplano: uma experiência com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4554Palavras-chave:
Geoplano, Geometria Plana, Figuras Geométricas, AprendizagemResumo
O ensino de Matemática vem passando por mudanças significativas. Métodos tradicionais, antes aceitos, baseados na mera transmissão acrítica de conteúdos por meio de exercícios repetitivos e memorização de fórmulas, vêm sendo questionados em virtude de sua baixa contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem do educando. Nessa esteira, o presente artigo tem como objetivo abordar o Geoplano como recurso didático no estudo de tópicos da geometria e analisar a desenvoltura dos alunos de uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental na aprendizagem dessa temática com o auxílio desse recurso. Na realização desse estudo de natureza qualitativa, utilizou-se da pesquisa-ação colaborativa considerando uma experiência vivenciada em uma turma participante. Os resultados revelam que houve avanços nos níveis de aprendizagem dos alunos no que se refere aos conceitos geométricos estudados. Constatou-se, ainda, o envolvimento dos educandos nas aulas, sendo possível perceber as potencialidades de aplicação do Geoplano como um recurso didático, principalmente no ensino de figuras planas, áreas, perímetro, semelhanças das figuras planas, ponto, reta e plano.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório Brasil no PISA 2018: versão preliminar. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: Nova Fronteira, 1999.
FERRUGINE, S. S.; GUIMARÃES, S. S.; SOUZA, R. L. C. de; SOUZA, L. R. de; CASTRO, C. O., S. S. Geoplano: Uma forma interativa de aprender. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 4., 2017, João Pessoa, PB. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37092. Acesso em: 2 nov. 2020.
FOSSA, J. A. Teoria intuicionista da educação matemática. Natal: UFRN, 1998.
FREIRE, A. F.; RODRIGUES, F. S.; AQUINO, M. R. S.; SOARES, M. V.; GOIS, D. D. P. de; VIANA, J. D. O uso do Geoplano no ensino de geometria: cálculo de área e perímetro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 3, ed. 6, ano 3, p. 119-135, jun. 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/calculo-de-area-e-perimetro. Acesso em: 2 nov. 2020.
KNIJNIK, G.; BASSO, M. V.; KLÜSENER, R. Aprendendo e ensinando Matemática com o Geoplano. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 1996.
LEAL, M. C.; CHIEREGATTO, L. C. Um estudo bibliográfico sobre a influência das práticas de laboratório para o ensino de Ciências e Matemática: uma relação professor/aluno. Revista de Comunicação Científica, Juara, v. 3, n. 1, p. 67-78, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3096. Acesso em: 22 mar. 2021.
MACHADO, R. M. Minicurso: Explorando o Geoplano. In: BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, 2., 25 a 29 out. 2004, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, Instituto de Matemática. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf. Acesso em: 12 nov. 2020.
NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 9, n. 9-10, p. 1- 6. 2005. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/76. Acesso em: 22 mar. 2021.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares de Matemática. Curitiba: SEED, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_mat.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Curitiba: SEED, 2013.
RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de Matemática: da ação experimental à reflexão. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 187-196, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p187.
SILVA, A. C. S.; SOUZA, J. K. C. Geoplano e o cálculo de área de figuras planas: reflexões de uma intervenção pedagógica. In: JORNADA DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA, 2., 2016, Marabá, PA. Anais [...]. Marabá: Unifesspa, 2016. Disponível em: https://jem.unifesspa.edu.br/images/2JEM/ANAIS/CC/O_geoplano_e_o_clculo_de_rea.pdf. Acesso em: 15 maio 2018.
SILVA, L. P. M. O que é geometria? Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-geometria.htm. Acesso em: 12 nov. 2020.
ZAPPELLINI, M. B.; FEUERSCHÜTTE, S. G. O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em administração. Administração: Ensino & Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 241-273, abr./jun. 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.238.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.