Aplicativos gratuitos como ferramenta tecnológica no desenvolvimento do Cálculo Mental: uma metodologia lúdica para o Ensino Fundamental

Autores

  • Liliane Silva Faria Barreto Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Campos dos Goytacazes, RJ
  • Nelson Machado Barbosa Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Campos dos Goytacazes, RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2750

Palavras-chave:

Cálculo Mental, Jogos Matemáticos, Aplicativos Gratuitos

Resumo

O objetivo principal deste artigo é investigar e mostrar como o uso de aplicativos gratuitos com conteúdos matemáticos podem colaborar para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, através de uma sequência de atividades que estimulem o Cálculo Mental aplicado às operações básicas da aritmética. O trabalho teve caráter qualitativo, com realização de uma pesquisa de campo, e foi realizado com duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. A utilização dos aplicativos gratuitos foi feita por meio de tablets, possibilitando um contato direto do aluno com alguns aplicativos selecionados, que proporcionaram o desenvolvimento do Cálculo Mental. Tendo como base um planejamento, os alunos testaram e construíram habilidades por meio de jogos e explicações fornecidas pelos aplicativos, juntamente com possíveis intervenções pedagógicas, apresentando as variadas estratégias do Cálculo Mental. O uso desses recursos tecnológicos que os alunos têm muito contato, mas que ainda não haviam experimentado como ferramenta educacional, foi muito positivo, e ao decorrer da pesquisa os alunos tornaram-se mais con?antes com os conteúdos e habilidades desenvolvidas e se mostraram interessados pela matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliane Silva Faria Barreto, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Campos dos Goytacazes, RJ
    Graduada em Matemática e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Pesquisadora em Educação Matemática e Professora da Escola Municipal Professor Samuel Brust.
  • Nelson Machado Barbosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Campos dos Goytacazes, RJ
    Graduado em Matemática pela a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Matemática Aplicada em Biossistemas pelo CEFET/RJ. Mestre e Doutor em Modelagem Computacional pela a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência nas áreas de Estatística, Equações Diferenciais Hiperbólicas, Análise Numérica, Dinâmica Epidemiológica em Redes Complexas, Educação Matemática e Física Aplicada. Atualmente trabalha na linha de pesquisa de matemática aplicada e computação científica e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: "Estudo Numérico para Leis de Conservação Hiperbólicas não lineares utilizando Esquemas Numéricos de Alta Resoluções" e "Metodologias e Propostas Pedagógicas para o Ensino e Aprendizagem em Matemática". É Professor e Pesquisador do Laboratório de Ciências Matemáticas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é Coordenador do Programa de Iniciação Científica da Olimpíadas Brasileira de Matemática - OBMEP-RJ-ONE06.

Referências

AFONSO, Bernanrdo Gómez. Los métodos de cálculo mental en el contexto educativo: Un análisis en la formación de profesores. 1994. Tese (Tesis Doctoral) – Departament de Didàctica de la Matemática, Facultat de Matemàtiques, Universitat de València, 1994.

AMADO, N. M. P.; CARREIRA, S. P. G. Recursos Tecnológicos no Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: DULLIUS, M. M.; QUARTIERI (Orgs.). Explorando a matemática com aplicativos computacionais: anos iniciais do Ensino Fundamental. Lajeado: UNIVATES, 2015.

BARRETO, L. S. F. Aplicativos Gratuitos como Ferramenta Tecnológica no Desenvolvimento do Cálculo Mental. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto do Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 1ª a 4ª série. v. 3. Brasília, DF: MEC, 1997.

CARREIRA, S. P. G.; AMADO, N. M. P. Explorando a Matemática com Aplicativos Computacionais. Lajeado: UNIVATES, 2015.

CERQUEIRA, V. M. M. de. Resiliência e tecnologias digitais móveis no contexto da educação básica: senta que lá vem a história. 2014. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, 2014.

CLARK-WILSON, A.; OLDKNOW, A.; SUTHERLAND, R. E. Digital technologies and mathematiques education. Joint Mathematical Council of the United Kingdom. 2011. Disponível em: http://www.jmc.org.uk/documents/JMC_Report_Digital_Technologies_2011.pdf. Acesso em: 28 ago. 2017.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FONSECA, J. J. S. da. Metodologia da pesquisa científica. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2002.

LEHFELD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis/RJ: Vozes, 1991.

MATH CREATURES FROM SPACE. Aplicativo. 2017. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.btco.pf913. Acesso em: 18 ago. 2017.

PARRA, C. Cálculo mental na escola primária. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

PEAKSEL GAMES. Math X Undead. 2017. Disponível em: https://www.peaksel.com/math-games/math-vs-undead-math-workout/. Acesso em: 18 ago. 2017.

PEAKSEL GAMES. Math Duel. 2017. Disponível em: https://www.peaksel.com/math-games/math-duel-2-player-math-game/. Acesso em: 18 ago. 2017.

PEAKSEL GAMES. Math vs Dinosaurs. 2017. Disponível em: https://www.peaksel.com/math-games/math-vs-dinosaurs/. Acesso em: 18 ago. 2017.

RALSTON, A. Fim à aritmética de papel e lápis. Educação e Matemática, v. 59, p. 36-41, 2000.

RPRM. Estratégias de cálculo mental: adição. 18 out. 2014. Disponível em: https://prezi.com/jv_ht5hgxznt/estrategias-de-calculo-mental-adicao/. Acesso em: 28 jul. 2018.

RPRM. Estratégias de cálculo mental: subtração. 13 out. 2013. Disponível em: https://prezi.com/jefe3tp9xsyl/estrategias-de-calculo-mental-subtracao/. Acesso em: 28 jul. 2018.

RPRM. Estratégias de cálculo mental: multiplicação. 13 out. 2013. Disponível em: https://prezi.com/mabhxftcnswq/estrategias-de-calculo-mental-multiplicacao/. Acesso em: 28 jul. 2018.

RPRM. Estratégias de cálculo mental: divisão. 13 out. 2013. Disponível em: https://prezi.com/skqogy9py30w/estrategias-de-calculo-mental-divisao/. Acesso em: 28 jul. 2018.

TATON, R. O cálculo mental. Trad. VIDEIRA, M. A. Lisboa: Arcádia, 1969.

VALENTE, W. R. Livros Didáticos de Matemática e as Reformas Campos e Capanema. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8. 2004, Recife. Anais... Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2014. p. 1-7.

Downloads

Publicado

2018-08-04

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

BARRETO, Liliane Silva Faria; BARBOSA, Nelson Machado. Aplicativos gratuitos como ferramenta tecnológica no desenvolvimento do Cálculo Mental: uma metodologia lúdica para o Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 4, n. 1, p. 115–131, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i1id2750. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2750.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

41-50 de 105

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.