Instrumentos históricos e o ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1554Palavras-chave:
Régua de Cálculo Circular, Instrumentos Matemáticos, História da Matemática, Formação de Professores, LogaritmosResumo
Com o propósito de estudar a interface entre História e Educação Matemática, muitos pesquisadores empenham-se em unir essas duas vertentes apresentando suas potencialidades e suas inserções na sala de aula. A História da Matemática apresenta-se como uma estratégia didática facilitadora do ensino de muitas formas e, dentre elas, destacamos o uso de instrumentos matemáticos históricos que possam acrescentar valor ao ensino. O presente artigo tem a finalidade de discutir algumas visões dos participantes de um minicurso proposto e apresentado em um evento de âmbito nacional e que teve o propósito de fornecer conhecimentos a respeito da Régua de Cálculo Circular, um objeto que agrega valor histórico e matemático, o qual foi apresentado como um material possível de ser utilizado nas aulas de Logaritmos. Buscamos, através desse, propiciar uma formação complementar para discentes do curso de Licenciatura em Matemática, bem como de professores já formados, viabilizando o material de modo a facilitar o uso por esses profissionais. De um modo geral, os participantes consideraram o manuseio do objeto, a Régua de Cálculo Circular, um elemento facilitador do ensino de Logaritmos, pois agregaram importância ao uso em conjunto com a parte algébrica e, por isso, consideram ser mais fácil a compreensão do assunto estudado. Isso posto, o estudo por meio de instrumentos matemáticos históricos não está relacionado ao retrocesso científico, pelo contrário, proporcionando uma melhor compreensão do passado poder-se-á desenvolver melhor o presente.Downloads
Referências
BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A investigação científica em História da Matemática e suas relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Orgs.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 164-185.
BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio: Prova de ciências da natureza e suas tecnologias. Caderno Azul. 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2014/CAD_ENEM_2014_DIA_1_01_AZUL.pdf. Acesso em: 12 jul. 2015.
D'AMBROSIO, B. S. Reflexões sobre a História da Matemática na formação de professores. Revista Brasileira de História da Matemática, Especial, n. 1, p. 399-406, dez. 2007.
DIAS, M. S.; SAITO, F. História e ensino de Matemática: o báculo e a geometria. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2011, Lisboa. Anais do XII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática, 2011, p. 1-11.
FORSTER, W. The Circles and Proportion and the Horizontal Instrument. Estados Unidos: EEBO Editions, 2010.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-37.
______. Para aprender matemática. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 5, n. 8, p. 73-105, 1997.
PEREIRA, A. C. C. Aspectos históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SAITO, F.; DIAS, M. S. Articulações de entes matemáticos na construção e utilização de instrumento de medida do século XVI. Natal: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2011.
SAITO, F. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. REMATEC, v. 9, n. 16, p. 25-47, mai./ago. 2014.
SLIDERULEMUSEUM. Instruction Manual for Emblem Series Slide Rules Instructions for Models 1071 Commercial.19--?. Disponível em: http://sliderulemuseum.com/Manuals/ISRM_M256_TS_Series_Instructions_DonatedByRichardDavis.pdf. Acesso em: 21 maio 2016.
TANONAKA, E. M. A Régua de Cálculo: Uma contribuição de William Oughtred para a matemática. 2008. 103f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.