#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia

ISSN 2238-8079 | Qualis B1 (Ensino)

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol. Sua periodicidade é semestral.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.


#Tear: Journal of Education, Science and Technology is a scientific publication by Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Its purpose is to disclosure scientific production from Brazilian and foreign researchers, promoting a dialogue among different educational areas within their relations with science and technology. It publishes papers, reviews, interviews and other academic contributions in Portuguese, English and Spanish. Its issues are published online each semester.

The loom (tear) represents, in oriental cultures, the structure and the movement of universe in process of continuous (re)creation. From the loom comes the weaving, which is made of multiple threads that together make up a net by the weaver hands. Thus, Tear journal aims at being a source that generates knowledge nets in education, science and technology, nets which are composed and recomposed by the hands and minds of those that weaver knowledge — the researchers.

 

#Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología es una publicación científica del Instituto Federal de Educação, Ciência y Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Su propósito es divulgar la producción científica de investigadores brasileños y extranjeros, propiciando un diálogo entre los diferentes campos de la educación, en sus relaciones con la ciencia y la tecnología. Publica artículos, reseñas, entrevistas, entre otras contribuciones académicas, en Portugués, Inglés y Español. Su periocidad es semestral.

El telar (tear) representa, en las culturas orientales, la estructura y el movimiento del universo en proceso de (re)creación continúa. Del telar viene el trabajo de tejeduría, lo cual es compuesto de múltiplos filos que, juntos, forman una red por las manos del tejedor. Así, la revista #Tear procura ser una fuente generadora de redes de conocimiento en educación, ciencia y tecnología, las cuales son construidas y reconstruidas por las manos y por las mentes de aquellos que lo tejen – los investigadores.

 

 .....

CHAMADAS DE TRABALHOS/CALLS FOR PAPERS/LLAMADAS DE TRABAJOS:

#

Volume 7, número 2 (2018)

Dossiê: ENSINO DE CIÊNCIAS

Organizadores: 

Profa. Dra. Denise de Castro Bertagnolli (UFF)

Prof. Dr. Edson Lindner (UFRGS)

Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS)

 

A presente chamada tem em suas bases as discussões suscitadas pelo II Encontro Regional de Ensino de Ciências (UFRGS/FURG/UFSM/UNIPAMPA), cujo objetivo foi provocar a reflexão acerca de temas relativos à formação de professores e ao ensino em ciências. A diversidade de resultados gerados por estudos apresentados no evento abrange os seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais, produção científica e avaliação de produtividade em ciências, implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos, bem como tecnologias educativas no processo de aprendizagem. A partir deles, abre-se um leque de conteúdos produzidos para o campo da educação e do ensino de ciências, entre os quais estão  formação de professores nos diferentes níveis de ensino; processos e técnicas de ensino-aprendizagem nos mais variados ambientes, formais e não formais; ciência e perspectivas epistemológicas, incluindo filosofia, história, enfoque CTS/CTSA, alfabetização científica, saberes populares e interdisciplinaridade; aplicação de recursos para ensino-aprendizagem de ciências; questões políticas e socioculturais em ciências, envolvendo gênero, sexualidade, inclusão social, meio ambiente e políticas públicas; produção científica, com enfoque em análise e avaliação de produtividade em ciência. A partir dos temas e conteúdos elencados, a #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), convida pesquisadores a trazer para o debate artigos científicos inéditos, os quais estejam vinculados à proposta do dossiê Ensino de Ciências.

Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2018

Previsão de publicação: dezembro de 2018

 

#

Volume 7, issue 2 (2018)

Dossier: SCIENCE TEACHING

Organizers: 

Profa. Dra. Denise de Castro Bertagnolli (UFF)

Prof. Dr. Edson Lindner (UFRGS)

Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS)

 

The current call for papers is based on the discussions raised by the II  Regional Meeting of Science Teaching (UFRGS/FURG/UFSM/UNIPAMPA), which aimed to encourage thought on teacher training and science education. The variety of results generated by the studies presented at the event covers the following topics: teaching and learning processes in formal and non-formal environments, scientific production and  productivity evaluation in sciences, implications of scientific practices in the constitution of the subject, as well as educational technology in learning process. From them, a wide range of contents have come up in the field of education and science teaching, such as teacher training at different levels of education; teaching-learning processes and techniques in different environments, both formal and non-formal; science and epistemological perspectives, including philosophy, history, CTS / CTSA approach, scientific literacy, popular knowledge and interdisciplinarity; use of resources for science teaching and learning; political and socio-cultural issues in science, involving gender, sexuality, social inclusion, environment and public policies; scientific production, focusing on productivity analysis and evaluation in science. Having the topics and contents mentioned as a basis,  #Tear: Journal of Education, Science and Technology, in collaboration with the Postgraduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health (PPGEC) at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), invites researchers to contribute with unpublished scientific articles linked to the proposal of this dossier “Science Teaching”.

Submission deadline: August 31st, 2018

Publishing forecast: December 2018

 

#

Volumen 7, número 2 (2018)

Dossier: ENSEÑANZA DE CIENCIAS

Organizadores: 

Profa. Dra. Denise de Castro Bertagnolli (UFF)

Prof. Dr. Edson Lindner (UFRGS)

Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS)

 

La presente llamada tiene su base en las discusiones suscitadas por el II Encuentro Regional de Enseñanza de Ciencias (UFRGS/FURG/UFSM/UNIPAMPA), cuyo objetivo fue provocar la reflexión acerca de temas relativos a la formación de profesores y a la enseñanza en ciencias. La diversidad de resultados generados por estudios presentados en el evento abarca los siguientes temas: procesos de enseñanza y aprendizaje en espacios formales y no formales, producción científica y evaluación de productividad en ciencias, implicaciones de las prácticas científicas en la constitución de los sujetos, así como las tecnologías educativas en el proceso de aprendizaje. A partir de ellos, se abre una variedad de contenidos producidos para el campo de la educación y de la enseñanza de ciencias, entre los cuales están formación de profesores en los diferentes niveles de enseñanza; procesos y técnicas de enseñanza-aprendizaje en los más variados ambientes, formales y no formales; ciencia y perspectivas epistemológicas, incluyendo filosofía, historia, enfoque CTS / CTSA, alfabetización científica, saberes populares e interdisciplinariedad; aplicación y uso de recursos para enseñanza-aprendizaje de ciencias; cuestiones políticas y socioculturales en ciencias, involucrando género, sexualidad, inclusión social, medio ambiente y políticas públicas; producción científica, con énfasis en análisis y evaluación de productividad en ciencia. A partir de los temas y contenidos enumerados, a #Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología, en asociación con Programa de Postgrado Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud (PPGEC), de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), invita a investigadores a traer para el debate artículos científicos inéditos, los cuales estén vinculados a la propuesta del dossier Enseñanza de Ciencias.

Plazo final para envío de trabajos: 31 de agosto de 2018

Pronóstico de publicación: diciembre de 2018


v. 7, n. 1 (2018): EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA


Capa da revista