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Chamada de Trabalhos 2025/1

2024-09-01

Volume 14, número 1 (2025)

Dossiê: EDUCAÇÃO E FEMINISMOS: DISPUTAS E DESAFIOS NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Organizadores: Profa. Dra. Paola Bonavitta (Universidad Nacional de Córdoba) e Profa. Dra. Florencia María Paez  (Centro de Investigaciones y Estudios Sobre Cultura y Sociedad)

Prazo final para submissão: 31 de março de 2025 

Previsão de publicação: julho de 2025

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Edição Atual

v. 13 n. 1 (2024): RETROSPECTIVA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
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O presente dossiê debruça-se em traçar diretrizes, paralelos e perspectivas de reflexões diante de diferentes debates que podem guiar a Educação Básica no Brasil, considerada pela legislação (Lei nº 9.394/1996 - LDB) o primeiro nível de ensino ao envolver as etapas da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Sendo a educação um elemento fundante para a sobrevivência dos indivíduos na sociedade, o seu entendimento enquanto sujeito social, a fruição e o exercício da cidadania, este dossiê tem o propósito de contemplar múltiplas conexões e olhares em torno de qual educação temos e almejamos em um país com profundos contrastes socioculturais, demográficos e alarmantes índices de analfabetismo funcional. Diante desse contexto, é necessário estabelecer diretrizes que garantam à população, de um modo geral, o direito à educação e, mais do que isso, políticas públicas que tenham como foco a diminuição de desigualdades que interferem no fracasso e no sucesso escolar. A complexidade desses desafios, escancarados no contexto “pós-pandêmico”, especialmente nas escolas públicas, indica a necessidade de rever os fundamentos pedagógicos, passando pela estrutura curricular nacional, bem como de adotar estratégias para garantir o acesso ao direito à Educação Básica de qualidade, de forma mais igualitária e democrática possível.  Nesse sentido, a pandemia não somente representou  uma crise sanitária de proporções históricas, como também resultou na maior adversidade já enfrentada pela educação básica brasileira no que diz respeito à garantia de acesso à escola, tendo em vista que a oferta do ensino remoto desigual no Brasil provou que o ensino presencial é insubstituível para quem precisa superar as lacunas da alfabetização. Desse modo, buscou-se pensar os desafios da Educação Básica no Brasil, contemplando, entre outros aspectos, experiências da docência, políticas públicas, perspectivas decoloniais, direitos humanos, bem como relações entre o estabelecido e o praticado na Educação Básica. 

Organizadores: Profa. Dra. Juliana Carvalho Pereira (Prefeitura Municipal de Cachoeirinha), Dr. Filipe Xerxeneski da Silveira (IFRS) e Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS).

 

Foto da capa*:

Cortesia de Juliana Bublitz (arquivo pessoal)

*Originalmente publicada na reportagem "O mundo pode tudo": a resiliência das crianças que perderam a casa na enchente (GZH, 18 maio, 2024).  A #Tear busca, assim, homenagear a todas as pessoas - e, em especial, estudantes da Educação Básica - atingidas pela enchente que assolou o estado do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2024.

Publicado: 2024-07-09
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#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é um periódico de acesso livre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com publicação semestral. Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos científicos, resenhas, relatos de experiência pedagógica, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.