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Chamada de Trabalhos 2024/1

2023-09-01

Volume 13, número 1 (2024)

Dossiê: Retrospectiva, desafios e perspectivas  da Educação Básica no Brasil

Organizadores: Profa. Dra. Juliana Carvalho Pereira (Prefeitura Municipal de Cachoeirinha), Dr. Filipe Xerxeneski da Silveira (IFRS) e Profa. Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (UFRGS)

Prazo final para submissão: 31 de março de 2024 

Previsão de publicação: julho de 2024

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Edição Atual

v. 12 n. 1 (2023): EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO
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Em 2023, o Estatuto do Idoso completa duas décadas desde a sua promulgação. Com uma série de preceitos que visam a atenuar ou mesmo suprimir a segregação a que a população idosa é comumente exposta, em função do preconceito, do desrespeito ou do descaso, o texto legal é um importante marco para a sociedade em geral. Para além das punições previstas nos casos de violação de direitos, a lei contempla a inserção dos idosos em espaços culturais, educativos e de lazer, bem como estabelece que os currículos escolares devam ser adequados, de modo a incluir “conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.” (Art. 22). Nesse aspecto, torna-se importante pensar a velhice como uma questão que diz respeito a toda a coletividade, especialmente porque impacta não apenas as pessoas idosas, mas também a população jovem, que se projeta para o seu próprio envelhecer. Diante disso, este dossiê tem por objetivo fomentar a discussão sobre os direitos, desafios, limites e possibilidades das pessoas que envelhecem na contemporaneidade e como o assunto pode ser problematizado no ambiente educacional. Assim, buscou-se refletir a respeito da educação para/com/sobre idosos,  com foco na formação docente, na aprendizagem criativa e inclusiva, bem como em diferentes abordagens artístico-culturais.

 

Organizadores:

Profa. Dra. Cristiane da Silva Alves (IFRS) e Prof. Dr. Johannes Doll (UFRGS)

 

Arte de capa: Fotografia de Cimara Valim de Melo (2023)

Publicado: 2023-07-18

Seção Livre

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#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é um periódico de acesso livre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com publicação semestral. Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos científicos, resenhas, relatos de experiência pedagógica, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.