#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia

ISSN 2238-8079 | Qualis B1 (Ensino)

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol. Sua periodicidade é semestral.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.


#Tear: Journal of Education, Science and Technology is a scientific publication by Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Its purpose is to disclosure scientific production from Brazilian and foreign researchers, promoting a dialogue among different educational areas within their relations with science and technology. It publishes papers, reviews, interviews and other academic contributions in Portuguese, English and Spanish. Its issues are published online each semester.

The loom (tear) represents, in oriental cultures, the structure and the movement of universe in process of continuous (re)creation. From the loom comes the weaving, which is made of multiple threads that together make up a net by the weaver hands. Thus, Tear journal aims at being a source that generates knowledge nets in education, science and technology, nets which are composed and recomposed by the hands and minds of those that weaver knowledge — the researchers.

 

#Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología es una publicación científica del Instituto Federal de Educação, Ciência y Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Su propósito es divulgar la producción científica de investigadores brasileños y extranjeros, propiciando un diálogo entre los diferentes campos de la educación, en sus relaciones con la ciencia y la tecnología. Publica artículos, reseñas, entrevistas, entre otras contribuciones académicas, en Portugués, Inglés y Español. Su periocidad es semestral.

El telar (tear) representa, en las culturas orientales, la estructura y el movimiento del universo en proceso de (re)creación continúa. Del telar viene el trabajo de tejeduría, lo cual es compuesto de múltiplos filos que, juntos, forman una red por las manos del tejedor. Así, la revista #Tear procura ser una fuente generadora de redes de conocimiento en educación, ciencia y tecnología, las cuales son construidas y reconstruidas por las manos y por las mentes de aquellos que lo tejen – los investigadores.


CHAMADAS DE TRABALHOS/CALLS FOR PAPERS/LLAMADAS DE TRABAJOS:

 

Volume 6, número 2 (2017)

Dossiê: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

Organizadores: Prof. Dr. Leonardo Beroldt (UERGS) e Prof. Dr. Marcos Daniel Schmidt de Aguiar (IFRS)

O desempenho da educação é um dos principais indicadores de desenvolvimento na atualidade. Os índices que buscam mensurar os diferentes níveis de desenvolvimento entre cidades, regiões, territórios ou nações têm observado a  formação e a qualificação de professores; o número de anos cursados pelos estudantes; a relação e o envolvimento de cursos com o mundo do trabalho, as tecnologias e a inovação.  Da mesma forma, nas últimas décadas, as questões ambientais têm assumido papel de destaque para a compreensão do tema do desenvolvimento. O acesso à  água potável e à coleta de resíduos sólidos, a produção de alimentos com ética social e ambiental, a preservação dos recursos naturais e o saber das populações tradicionais constituem algumas das questões que revelam uma nova maneira de compreender amplamente a ideia de desenvolvimento em suas mais variadas dimensões. Neste número da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, pretende-se trazer para o debate artigos científicos inéditos que contemplem um novo olhar sobre o desenvolvimento, considerando diferentes maneiras de fazer educação e de compreensão do meio ambiente.

Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2017

Previsão de publicação: dezembro de 2017

 


Volume 6, issue 2 (2017)

Dossier: EDUCATION, DEVELOPMENT AND ENVIRONMENT

Organizers: Prof. Dr. Leonardo Beroldt (UERGS) and Prof. Dr. Marcos Daniel Schmidt de Aguiar (IFRS).

Education performance is one of the main indicators of development nowadays.  The indexes that seek to measure the different levels between cities, regions, territories or nations observe more and more teachers’ training and qualification; the amount of years students spend at school; and the relationship and involvement of courses with the working world, technology and innovation. Similarly, in the last decades, environmental issues have taken a central role for understanding development. The access to drinking water and solid waste collection, food production with social and environmental ethics, the preservation of natural resources and the knowledge of traditional populations are some of the issues which reveal a new way to broadly understand the idea of development in its various dimensions. In this number, #Tear: Journal of Education, Science and Technology aims to bring to the debate original scientific articles focused on new insights at development, considering different ways of making education and understanding of the environment.

Submission deadline: August 31st, 2017

Publishing forecast: December 2017

 

Volumen 6, número 2 (2017)

Dossier: EDUCACIÓN, DESARROLLO Y MEDIO AMBIENTE

Organizadores: Prof. Dr. Leonardo Beroldt (UERGS) y Prof. Dr. Marcos Daniel Schmidt de Aguiar (IFRS).

El desempeño de la educación es actualmente uno de los prinicpales indicadores del desarrollo. Los índices que tratan de sintetizar los diferentes niveles entre ciudades, regiones, territorios o naciones observan cada vez más las posibilidades de formación, instrucción y capacitación de los profesores; la cantidad de años de estudio de los alumnos; la relación y el compromiso de los cursos con el mundo del trabajo, la tecnología y la innovación. Del mismo modo, en las últimas décadas los temas ambientales han asumido un papel preponderante en la comprensión del tema del desarrollo. El acceso al agua potable y la recolección de desechos sólidos, la producción de alimentos con ética social y ambiental, la conservación de los recursos naturales y la sabiduría de las poblaciones tradicionales son algunas de las cuestiones que revelan una manera nueva y ampliada de entender el concepto de desarrollo en sus diversas dimensiones. En este número de #Tear: Revista de Educacão, Ciência e Tecnologia, se pretende ofrecer para el debate reseñas de libros y artículos originales resultantes de informes de experiencias, investigaciones, disertaciones y tesis que contemplen bajo una nueva mirada el desarrollo, teniendo en cuenta formas diversas de educar y comprender el medio ambiente.

Plazo final para envío de trabajos: 31 de agosto de 2017

Pronóstico de publicación: diciembre de 2017

 


v. 6, n. 1 (2017): INCLUSÃO DIGITAL


Capa da revista