#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia

ISSN 2238-8079 | Qualis B1 (Ensino)

#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é uma publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol. Sua periodicidade é semestral.

O tear representa, nas culturas orientais, a estrutura e o movimento do universo em processo de (re)criação contínua. Do tear vem o trabalho de tecelagem, o qual é composto de múltiplos fios que, juntos, formam uma rede pelas mãos do tecelão. Dessa forma, a revista Tear busca ser uma fonte geradora de redes de conhecimento em educação, ciência e tecnologia, as quais são construídas e reconstruídas pelas mãos e pelas mentes daqueles que o tecem – os pesquisadores.


#Tear: Journal of Education, Science and Technology is a scientific publication by Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Its purpose is to disclosure scientific production from Brazilian and foreign researchers, promoting a dialogue among different educational areas within their relations with science and technology. It publishes papers, reviews, interviews and other academic contributions in Portuguese, English and Spanish. Its issues are published online each semester.

The loom (tear) represents, in oriental cultures, the structure and the movement of universe in process of continuous (re)creation. From the loom comes the weaving, which is made of multiple threads that together make up a net by the weaver hands. Thus, Tear journal aims at being a source that generates knowledge nets in education, science and technology, nets which are composed and recomposed by the hands and minds of those that weaver knowledge — the researchers.

 

#Tear: Revista de Educación, Ciencia y Tecnología es una publicación científica del Instituto Federal de Educação, Ciência y Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Su propósito es divulgar la producción científica de investigadores brasileños y extranjeros, propiciando un diálogo entre los diferentes campos de la educación, en sus relaciones con la ciencia y la tecnología. Publica artículos, reseñas, entrevistas, entre otras contribuciones académicas, en Portugués, Inglés y Español. Su periocidad es semestral.

El telar (tear) representa, en las culturas orientales, la estructura y el movimiento del universo en proceso de (re)creación continúa. Del telar viene el trabajo de tejeduría, lo cual es compuesto de múltiplos filos que, juntos, forman una red por las manos del tejedor. Así, la revista #Tear procura ser una fuente generadora de redes de conocimiento en educación, ciencia y tecnología, las cuales son construidas y reconstruidas por las manos y por las mentes de aquellos que lo tejen – los investigadores.

 

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CHAMADAS DE TRABALHOS/CALLS FOR PAPERS/LLAMADAS DE TRABAJOS:

Volume 8, número 2 (2019)

Dossiê: DIMENSÕES DA INFORMÁTICA E DA SOCIEDADE

Organizadores: Prof. Dr. Marcelo Vianna (IFRS, Unisinos) e Prof. Dr. Lucas de Almeida Pereira (IFSP)

A partir da segunda metade do século XX, a Informática passou a ocupar lugar de destaque na sociedade, criando novas formas de interação entre seres humanos e máquinas. De mainframes e ARPANET aos computadores pessoais, smartphones e Internet, artefatos, técnicas e ideias do campo da Informática passaram progressivamente a ser incorporadas pela sociedade, mediando e influenciando as relações socioculturais através de laços cada vez mais sólidos com a subjetividade humana. Desse modo, a proposta deste dossiê é reunir pesquisas que abordem diferentes dimensões que envolvam Informática e Sociedade, suscitando debates e diálogos de maneira crítica e inovadora sobre seus aspectos educacionais, socioculturais e políticos. Serão bem-vindos trabalhos científicos que discutam experiências educacionais e perspectivas históricas das tecnologias computacionais, assim como envolvam questões de gênero, inclusão digital e mundo do trabalho, cultura maker e hacker, dimensões éticas e políticas dos usos de redes sociais (cyberbullying, fake news), democracia e autoritarismo nos meios digitais, entre outras possibilidades.

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Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2019

Previsão de publicação: dezembro de 2019

 

Volume 8, issue 2 (2019)

Dossier: DIMENSIONS OF INFORMATICS AND SOCIETY

Organizers: Prof. Dr. Marcelo Vianna (IFRS, Unisinos) and Prof. Dr. Lucas de Almeida Pereira (IFSP)

Since the second half of the 20th century, Informatics has featured prominently in society as it has created new ways of interaction between human beings and machines. From mainframes and ARPANET to personal computadores, smartphones e Internet, artefacts, techniques and ideas in the field of information technology have been progressively incorporated in society, broking and affecting social and cultural relations through stronger links to human subjectivity. Thus, this special edition intends to bring together pieces of research concerned with different dimensions of informatics and society, by arousing critical and innovative  discussions and dialogues on their educational, social, cultural and political aspects. Unpublished scientific works focused on educational experiences and historical perspectives of computer technologies are welcome, as well as the ones involving issues such as gender, digital inclusion, the world of work, the maker and hacker culture, ethical and political aspects on social media ( (cyberbullying, fake news), democracy and authoritarianism in digital media.

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Submission deadline: August 31st, 2019

Publishing forecast: December 2019

 

Volumen 9, número 2 (2019)

Dossier: DIMENSIONES DE LA INFORMÁTICA Y DE LA SOCIEDAD

Organizadores: Prof. Dr. Marcelo Vianna (IFRS, Unisinos) e Prof. Dr. Lucas de Almeida Pereira (IFSP)

Desde la segunda mitad del siglo XX, la Informática pasó a ocupar un lugar destacado en la sociedad, creando nuevas formas de interacción entre seres humanos y máquinas.  De mainframes y ARPANET a los ordenadores personales, smartphones e Internet, artefactos, técnicas e ideas del campo de la Informática pasaron progresivamente a ser incorporadas por la sociedad, mediando e influenciando las relaciones socioculturales a través de lazos cada vez más sólidos con la subjetividad humana. De este modo, la propuesta de este dossier es reunir investigaciones que aborden diferentes  dimensiones que involucran Informática y Sociedad, suscitando debates y diálogos de manera crítica e innovadora sobre sus aspectos educativos, socioculturales y políticos. Serán bienvenidos trabajos científicos que discutan experiencias educativas y perspectivas históricas de las tecnologías computacionales, así como involucren cuestiones de género, inclusión digital y mundo del trabajo, cultura maker y hacker, dimensiones éticas y políticas de los usos de redes sociales (cyberbullying, fake news ), democracia y autoritarismo en los medios digitales, entre otras posibilidades.

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Plazo final para envío de trabajos: 31 de agosto de 2019

Pronóstico de publicación: diciembre de 2019