Pesquisa de Desenvolvimento: o problema do sólido gerado pela intersecção de cilindros

Autores

  • Cristiana Pilatti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, RS
  • Kassiane Gabriel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, RS
  • Delair Bavaresco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1553

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Ferramentas tecnológicas, Bicilindro, Tricilindro

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma ação investigativa realizada por meio de um “projeto-desafio”, com base na metodologia de “pesquisa de desenvolvimento”, envolvendo estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, centrado na obtenção do volume de sólidos gerados pela intersecção de cilindros ortogonais de mesmo raio. O estudo teve como objetivo discutir resoluções clássicas em comparação com possiblidades atuais de obtenção de resultados, sobretudo com o auxílio de recursos tecnológicos disponíveis na contemporaneidade e a geração de um produto concreto. A teoria de George Polya sobre resolução de problemas aplicada a situações que envolvem Matemática orientou o delineamento de um plano de resolução. Os principais resultados obtidos mostram que a compreensão do fenômeno sob investigação é potencializada com o uso de ferramentas tecnológicas de geração e manipulação gráfica, bem como de modelagem tridimensional. Além disso, um dos sólidos em questão foi confeccionado em partes, conforme o procedimento de resolução utilizado, com a utilização de uma impressora 3D, representando um material facilitador do entendimento das etapas desse processo, vistos os objetivos propostos inicialmente. Por fim, destaca-se o caráter de ineditismo da proposta de utilização de técnicas de prototipagem no processo de resolução de problemas não triviais que envolvem Matemática, bem como possibilidades de aplicações em projetos de inovação científica e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Pilatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, RS

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática, da mesma Instituição.

Kassiane Gabriel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, RS

Atualmente é bolsista do programa de educação tutorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Delair Bavaresco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, RS

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014) com desenvolvimento de pesquisas na área de Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, lotado no câmpus Bento Gonçalves. Atua em nível de graduação e desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas principalmente para o Curso de Licenciatura em Matemática.

Referências

ABREU, F. A. Um estudo sobre a interseção de cilindros e outros sólidos relacionados. 2016. 46 f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

BARBOSA, J. C.; OLIVEIRA, A. M. P. Por que a pesquisa de desenvolvimento na Educação Matemática?. Perspectivas da Educação Matemática, UFMS, v. 8, n. temático, p. 526-546, 2015.

BOCASANTA, D. M. Dispositivo da tecnocientificidade: a iniciação científica ao alcance de todos. São Leopoldo, 2013. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Livro Azul: 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: MCTI/Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.

COBB, P.; CONFREY, J.; DISESSA, A.; LEHRER, R.; SCHAUBLE, L. Design experiments in educational research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9-13, jan./fev. 2003.

COLLINS, A.; JOSEPH, D.; BIELACZYC, K. Design Research: Theoretical and Methodological Issues. Journal of the Learning Sciences, 13(1), p. 15-42, 2004.

DOERR, H. M.; WOOD, T. Pesquisa-Projeto (design research): aprendendo a ensinar Matemática. In: BORBA, M. C. (Org.). Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 113-128.

KIANG, T. An Old Chinese Way of Finding the Volume of a Sphere. The Mathematical Gazette, v. 56, n. 396, p. 88-91, 1972. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3615251. Acesso em: ago. 2016.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. SILVA, Catarina Eleonora F. da; SAWAYA, Jeanne. 11. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

SASSON, A. A renovação do ensino das ciências no contexto da reforma da educação secundária. In: ______. Cultura científica: um direito de todos. Brasília: UNESCO, 2003. p. 15-24.

SILVA, J. I. G.; FERREIRA, D. H. L. O uso de tecnologias na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUC-CAMPINAS, 14., 2009, Campinas. Anais do XIV Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas. Disponível em: http://docplayer.com.br/15548103-O-uso-de-tecnologias-na-disciplina-de-calculo-diferencial-e-integral-i.html. Acesso em: 30 ago. 2016.

STEWART, J. Cálculo, v. I. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SZTAJN, P.; WILSON, H.; EDGINGTON, C.; MYERS, M.; DICK, L. Using Design Experiments to Conduct Research on Mathematics Professional Development. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 1, p. 9-34, abr. 2013.

VAZ, R. L. O uso das isometrias do Software Cabri-Gèométre como recurso no processo de prova e demonstração. 2004. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

PILATTI, C.; GABRIEL, K.; BAVARESCO, D. Pesquisa de Desenvolvimento: o problema do sólido gerado pela intersecção de cilindros. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 164–179, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1553. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1553. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática nos Institutos Federais