Uma compreensão matemática dos Jogos de Somatórios
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2056Keywords:
Jogos de Somatório, Prática de Ensino, Sistemas de Equações, Teorias da AprendizagemAbstract
Este estudo analisa o conhecimento matemático vivenciado nos jogos de somatórios (triangular, quadrado, estrelar, entre outros). Várias são as estratégias que podem ser utilizadas para atividades de ensino nos diversos níveis de escolaridade. O uso de jogos no ensino é defendido em diversas pesquisas (BORIN, 2004; GUZMÁN, 1990; GARDNER, 1961; HUIZINGA, 1971; MIORIN; FIORENTINI, 1990), em uma perspectiva que propõe a prática/manipulação a partir das teorias do ensino aprendizagem. Esse tipo de proposta vem sendo explorada de forma sistemática no LACAPE/UFRPE (Laboratório Científico de Aprendizagem Pesquisa e Ensino), por meio do projeto de desenvolvimento de jogos matemáticos, o qual envolve grupos de alunos tanto da Licenciatura em Matemática quanto da Licenciatura em Pedagogia, para explorar tarefas de investigação no uso de jogos matemáticos do Ensino Básico. Nesse estudo, participaram 14 alunos de uma turma de Prática de Ensino de Matemática I do turno da noite, que deveriam descrever o conhecimento matemático envolvido em um jogo somatório triangular e apresentar uma generalização dessa atividade. Os resultados indicam que os estudantes conseguem oferecer uma descrição dos elementos matemáticos presentes na atividade, produzem situações novas para enriquecer esse saber e exploram compreensão dos campos matemáticos requisitados na situação, como: lógica e sequências, operações matemáticas, construção de modelos, combinatória e probabilidade, entre outros conhecimentos.
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