O papel da abstração reflexionante no processo de tomada de consciência: um aspecto importante na construção dos conceitos matemáticos

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-7406-2517

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1167

Palavras-chave:

Abstração, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais, Tomada de Consciência

Resumo

A partir das obras de Piaget (1977a, 1977b, 1978) discute-se na palestra o papel da teoria da abstração no processo da tomada de consciência durante a construção de conceitos matemáticos. Parte-se da hipótese piagetiana de que o sujeito seja construtor e elaborador do próprio conhecimento, uma vez que através de sua própria ação seja possibilitado ao sujeito criar e refletir sobre o conhecimento. A imersão em um ambiente onde os conhecimentos científicos existentes tomam forma e conteúdo próprio, decorrentes da atividade do sujeito, torna a teoria da abstração fonte para explicar o processo de construção do conhecimento. A partir disso, discute-se como através da investigação de situações-problema envolvendo Cadeias de Markov e fazendo-se uso das tecnologias digitais seja possível que o sujeito construa e desenvolva diversos conhecimentos matemáticos. Mostra-se que é possível desenvolver e estudar diversos assuntos (vetores, matrizes e suas operações, autovalor, autovetor, autoespaço, probabilidade) através da Modelagem Matemática envolvida nas chamadas Cadeias de Markov. Para exemplificar, mostra-se e discute-se uma situação-problema envolvendo o sistema dinâmico de fluxo migratório entre duas regiões (cidade e subúrbio). A partir do problema, parte-se da empiria e da construção de algumas hipóteses que convergem na tentativa de elaborar um possível modelo matemático no qual seja possível explicar o fenômeno observado. O estudo realizado oportunizou validar a hipótese de pesquisa, a qual propõe que ao inserir uma metodologia baseada na investigação de situações-problema envolvendo algum contexto ou fenômeno observado a partir da realidade, é oportunizado ao estudante ser agente da própria construção conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Licenciado em Matemática (2007) e mestre em Ensino de Matemática (2012) pela UFRGS. Doutorando em Informática na Educação pela UFRGS. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul desde 2011. Atua como professor orientador do projeto PIC/OBMEP vinculado ao CNPQ/CAPES desde 2013. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias da epistemologia genética e das representações semióticas para o fenômeno da aprendizagem matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Referências

PIAGET, J. Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. 1977. Tradução de Fernando Becker e Petronilha B. G. da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PIAGET, J. A Tomada de Consciência. 1977. Tradução de Edson Braga de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1977.

PIAGET, J. Fazer e Compreender. 1978. Tradução de Christina Larroudé de Paula Leite. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1978.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

SILVA, R. S. da. O papel da abstração reflexionante no processo de tomada de consciência: um aspecto importante na construção dos conceitos matemáticos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 6, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1167. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1167. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>